Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PRÁTICA DE RECUPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM CONCEITUAL SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92799
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => "PRÁTICA DE RECUPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM CONCEITUAL SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática de recuperação, mediante troca representacional de um signo artístico em conceito científico, aplicada a grupo de 35 alunos do ensino médio de uma escola pública que estudaram o tema conservação de energia durante a realização de um minicurso de 8 horas/aula. Na etapa anterior a cada aula o professor utilizou o método do Ensino sob Medida (EsM) entregando previamente aos alunos o material para leitura e preparação individual em casa. Em classe, durante as sete primeiras aulas, o professor implementou em sala de aula uma sequência didática sobre o problema da montanha-russa empregando o método de Instrução pelos Colegas (IpC). Na oitava e última aula, como atividade de prática de recuperação os alunos foram solicitados a escrever um texto dissertativo-argumentativo que retratasse a obra “A Queda D`Água” de Escher (1961) como um caso de violação do princípio de conservação da energia a partir dos conceitos estudados em classe. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos alunos foram capazes de correlacionar o conteúdo ensinado a obra artística. Desta forma, buscamos contribuir para os avanços das pesquisas na área de ensino de física no que diz respeito à introdução da prática de recuperação para a compreensão do processo de aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID835_TB277_13032023121528.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "mbarros@ifsc.usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92799
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => "PRÁTICA DE RECUPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM CONCEITUAL SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática de recuperação, mediante troca representacional de um signo artístico em conceito científico, aplicada a grupo de 35 alunos do ensino médio de uma escola pública que estudaram o tema conservação de energia durante a realização de um minicurso de 8 horas/aula. Na etapa anterior a cada aula o professor utilizou o método do Ensino sob Medida (EsM) entregando previamente aos alunos o material para leitura e preparação individual em casa. Em classe, durante as sete primeiras aulas, o professor implementou em sala de aula uma sequência didática sobre o problema da montanha-russa empregando o método de Instrução pelos Colegas (IpC). Na oitava e última aula, como atividade de prática de recuperação os alunos foram solicitados a escrever um texto dissertativo-argumentativo que retratasse a obra “A Queda D`Água” de Escher (1961) como um caso de violação do princípio de conservação da energia a partir dos conceitos estudados em classe. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos alunos foram capazes de correlacionar o conteúdo ensinado a obra artística. Desta forma, buscamos contribuir para os avanços das pesquisas na área de ensino de física no que diz respeito à introdução da prática de recuperação para a compreensão do processo de aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID835_TB277_13032023121528.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "mbarros@ifsc.usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática de recuperação, mediante troca representacional de um signo artístico em conceito científico, aplicada a grupo de 35 alunos do ensino médio de uma escola pública que estudaram o tema conservação de energia durante a realização de um minicurso de 8 horas/aula. Na etapa anterior a cada aula o professor utilizou o método do Ensino sob Medida (EsM) entregando previamente aos alunos o material para leitura e preparação individual em casa. Em classe, durante as sete primeiras aulas, o professor implementou em sala de aula uma sequência didática sobre o problema da montanha-russa empregando o método de Instrução pelos Colegas (IpC). Na oitava e última aula, como atividade de prática de recuperação os alunos foram solicitados a escrever um texto dissertativo-argumentativo que retratasse a obra “A Queda D`Água” de Escher (1961) como um caso de violação do princípio de conservação da energia a partir dos conceitos estudados em classe. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos alunos foram capazes de correlacionar o conteúdo ensinado a obra artística. Desta forma, buscamos contribuir para os avanços das pesquisas na área de ensino de física no que diz respeito à introdução da prática de recuperação para a compreensão do processo de aprendizagem em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.