Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as percepções evidenciadas por estudantes e identificar se houve mudança de visão relacionada as teorias de currículo por meio da disciplina de Práticas Pedagógicas: Gestão Escolar e Currículo de uma turma do Curso de Ciências Biológicas em dois momentos distintos. Com o auxílio de um questionário, procedemos com as análises, buscando relacionar quais eram as perspectivas curriculares dos estudantes que mais se aproximavam das teorias curriculares, classificadas em: tradicionais, críticas e pós-críticas. Como resultado, percebemos que 31,5% dos estudantes definiram o currículo aproximado a teoria tradicional no primeiro e segundo momento, e 5,2% definiram o currículo em uma perspectiva crítica no primeiro e segundo momento. Já 57,8% dos estudantes definiram o currículo atrelado a teoria tradicional no primeiro momento e crítica no segundo. E 5,2% definiram o currículo como sendo tradicional no primeiro momento e pós-crítico no segundo, evidenciando uma mudança expressiva de definição curricular.

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