As comunidades tradicionais estabelecem relações mais harmônicas com o ecossistema ao seu redor, respeitando seus ciclos e dinâmicas. Nessa perspectiva, este trabalho tem como tema central as diferentes maneiras de sentir e interpretar fenômenos físicos nessas comunidades a partir da fabricação de peças de cerâmica. A pesquisa tem como lócus empírico a Vila Cuera, uma comunidade pertencente a Bragança, estado do Pará, Brasil. Neste trabalho, estabelecemos algumas relações entre os saberes da tradição e os conhecimentos científicos oriundos da Ciência Física, presentes no processo de queima da cerâmica produzida na comunidade, com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da termodinâmica. Os procedimentos metodológicos combinaram quatro técnicas – observação participante, entrevistas, fotografias e gravação de vídeos –, no sentido de facilitar o entendimento da relação de conhecimentos da Física com a produção de cerâmicas na comunidade. Concluiu-se que os saberes relacionados à termodinâmica, mobilizados pelo artesão, podem dialogar e contribuir com o ensino de Física no ensino médio.