Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MEDIAÇÃO DOCENTE E POSSIBILIDADES PARA O DISCURSO PEDAGÓGICO POLÊMICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 07 - Linguagens e Discursos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92738
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 1400
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE E POSSIBILIDADES PARA O DISCURSO PEDAGÓGICO POLÊMICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS"
    "resumo" => "O presente artigo trata de possibilidades para o discurso pedagógico polêmico, por meio da mediação docente. Para tanto, foram analisados turnos de fala, por meio de recorte do episódio 1, da aula 1, de uma Sequência Didática denominada Cultura de Bactérias, presente em Carvalho (2019), para observar a presença de bactérias em diferentes ambientes da escola. A proposta de ensino foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos. A perspectiva teórico - metodológica adotada foi a Análise do Discurso, Orlandi (2020). A análise dos dados considerou o discurso pedagógico do professor, Orlandi (1996). Os dados foram coletados por meio de videogravação, com posterior transcrição, em uma escola pública de São Bernardo do Campo. Observou-se que a mediação docente presente nos turnos de fala elencados, contribuiu para o surgimento do discurso pedagógico polêmico, com consequente atribuição de sentidos por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1400_TB190_11032023125511.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SALES DE ARAÚJO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Sales"
    "autor_email" => "maridoutorado.sales@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92738
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 1400
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE E POSSIBILIDADES PARA O DISCURSO PEDAGÓGICO POLÊMICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS"
    "resumo" => "O presente artigo trata de possibilidades para o discurso pedagógico polêmico, por meio da mediação docente. Para tanto, foram analisados turnos de fala, por meio de recorte do episódio 1, da aula 1, de uma Sequência Didática denominada Cultura de Bactérias, presente em Carvalho (2019), para observar a presença de bactérias em diferentes ambientes da escola. A proposta de ensino foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos. A perspectiva teórico - metodológica adotada foi a Análise do Discurso, Orlandi (2020). A análise dos dados considerou o discurso pedagógico do professor, Orlandi (1996). Os dados foram coletados por meio de videogravação, com posterior transcrição, em uma escola pública de São Bernardo do Campo. Observou-se que a mediação docente presente nos turnos de fala elencados, contribuiu para o surgimento do discurso pedagógico polêmico, com consequente atribuição de sentidos por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1400_TB190_11032023125511.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA SALES DE ARAÚJO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Sales"
    "autor_email" => "maridoutorado.sales@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente artigo trata de possibilidades para o discurso pedagógico polêmico, por meio da mediação docente. Para tanto, foram analisados turnos de fala, por meio de recorte do episódio 1, da aula 1, de uma Sequência Didática denominada Cultura de Bactérias, presente em Carvalho (2019), para observar a presença de bactérias em diferentes ambientes da escola. A proposta de ensino foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos. A perspectiva teórico - metodológica adotada foi a Análise do Discurso, Orlandi (2020). A análise dos dados considerou o discurso pedagógico do professor, Orlandi (1996). Os dados foram coletados por meio de videogravação, com posterior transcrição, em uma escola pública de São Bernardo do Campo. Observou-se que a mediação docente presente nos turnos de fala elencados, contribuiu para o surgimento do discurso pedagógico polêmico, com consequente atribuição de sentidos por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.