Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

GÊNERO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: ARGUMENTOS DE ESTUDANTES DE QUÍMICA A RESPEITO DA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92698
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 1004
    "titulo" => "GÊNERO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: ARGUMENTOS DE ESTUDANTES DE QUÍMICA A RESPEITO DA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS"
    "resumo" => "A História da Ciência é uma dimensão importante do conhecimento científico, pois ajuda a compreender o que é discurso científico e como ele se produz. Existe pouca visibilidade a respeito da contribuição de mulheres na História da Ciência e, poucas pesquisas têm como foco compreender quais razões disso ocorrer. Desse modo, este estudo analisa argumentos de estudantes de Química em relação a participação de mulheres nas Ciências Exatas. Para tal, foi aplicado um questionário, seguido de uma entrevista com estudantes de Licenciatura em Química de duas universidades públicas, uma do Brasil e outra de Moçambique. As informações foram transcritas e depois analisados os argumentos, contra-argumentos e respostas dos estudantes. Por meio dos resultados, se identificou que a principal justificativa apresentada foi a questão histórica e social, respostas que foram baseadas em informações pessoais e valores intrínsecos nas relações estabelecidas em seus convívios sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1004_TB136_06032023102203.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BELÉM JÚRCIA VIOLETA MACIE"
    "autor_nome_curto" => "BELÉM"
    "autor_email" => "belem.9macie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92698
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 1004
    "titulo" => "GÊNERO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: ARGUMENTOS DE ESTUDANTES DE QUÍMICA A RESPEITO DA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS"
    "resumo" => "A História da Ciência é uma dimensão importante do conhecimento científico, pois ajuda a compreender o que é discurso científico e como ele se produz. Existe pouca visibilidade a respeito da contribuição de mulheres na História da Ciência e, poucas pesquisas têm como foco compreender quais razões disso ocorrer. Desse modo, este estudo analisa argumentos de estudantes de Química em relação a participação de mulheres nas Ciências Exatas. Para tal, foi aplicado um questionário, seguido de uma entrevista com estudantes de Licenciatura em Química de duas universidades públicas, uma do Brasil e outra de Moçambique. As informações foram transcritas e depois analisados os argumentos, contra-argumentos e respostas dos estudantes. Por meio dos resultados, se identificou que a principal justificativa apresentada foi a questão histórica e social, respostas que foram baseadas em informações pessoais e valores intrínsecos nas relações estabelecidas em seus convívios sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1004_TB136_06032023102203.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BELÉM JÚRCIA VIOLETA MACIE"
    "autor_nome_curto" => "BELÉM"
    "autor_email" => "belem.9macie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A História da Ciência é uma dimensão importante do conhecimento científico, pois ajuda a compreender o que é discurso científico e como ele se produz. Existe pouca visibilidade a respeito da contribuição de mulheres na História da Ciência e, poucas pesquisas têm como foco compreender quais razões disso ocorrer. Desse modo, este estudo analisa argumentos de estudantes de Química em relação a participação de mulheres nas Ciências Exatas. Para tal, foi aplicado um questionário, seguido de uma entrevista com estudantes de Licenciatura em Química de duas universidades públicas, uma do Brasil e outra de Moçambique. As informações foram transcritas e depois analisados os argumentos, contra-argumentos e respostas dos estudantes. Por meio dos resultados, se identificou que a principal justificativa apresentada foi a questão histórica e social, respostas que foram baseadas em informações pessoais e valores intrínsecos nas relações estabelecidas em seus convívios sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.