O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das publicações dos artigos que abordam as Questões Sociocientíficas (QSC) relacionadas à formação continuada dos professores e analisar suas principais tendências e características, utilizando como base de dados os trabalhos submetidos e aprovados nos últimos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC’s), no período de 2011 a 2021. Caracterizando-se como uma pesquisa de caráter estado da arte, os descritores considerados para a análise foram as QSC’s e Formação continuada de professores, bem como o conjunto entre os dois simultaneamente nas pesquisas. A análise dos dados demonstrou a predominância de pesquisas que focam na formação dos professores, e as pesquisas que se referem às QSC de forma geral apresentam-se com frequência mais baixa, todavia os artigos que abordam a junção das duas temáticas foram apenas nove. Ao considerarmos o período de aproximadamente uma década analisado, podemos constatar que ainda há uma lacuna no que se refere à abordagem de QSC’s no âmbito da formação continuada, logo, vale refletir sobre a importância destas temáticas e a necessidade de explorá-las conjuntamente nas pesquisas do campo do Ensino de Ciências.