Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92688
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Ao transcorrer dos anos, espaços como museus, parques, planetários, hidrelétricas, estações meteorológicas, dentre outros, adquiriram maior visibilidade no que se refere ao seu potencial educativo, culminando em amplas discussões acadêmicas sobre divulgação científica e tipos de mediação educativas passíveis de serem desenvolvidas e adotadas nestes locais. Nesse sentido, com o objetivo de analisar a percepção que acadêmicos de Ciências Biológicas apresentam sobre espaços não-formais de Educação, selecionamos o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), na disciplina de Estágio Supervisionado: Espaços Pedagógicos e Culturais, para verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as implicações desse ambiente no discurso dos licenciandos. Dessa forma, perante os dados obtidos, ressalta-se não só a possibilidade, mas a necessidade do conhecimento científico extrapolar a sala de aula, para que possamos atingir, além dos alunos da Educação Básica e Ensino Superior, a sociedade geral, propondo ações e reiterando iniciativas que tornem, cada vez mais, o conhecimento acessível a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1201_TB123_13032023054700.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANE CLOSS DA SILVA ROEDEL"
    "autor_nome_curto" => "SUSANE"
    "autor_email" => "susane.closs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92688
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Ao transcorrer dos anos, espaços como museus, parques, planetários, hidrelétricas, estações meteorológicas, dentre outros, adquiriram maior visibilidade no que se refere ao seu potencial educativo, culminando em amplas discussões acadêmicas sobre divulgação científica e tipos de mediação educativas passíveis de serem desenvolvidas e adotadas nestes locais. Nesse sentido, com o objetivo de analisar a percepção que acadêmicos de Ciências Biológicas apresentam sobre espaços não-formais de Educação, selecionamos o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), na disciplina de Estágio Supervisionado: Espaços Pedagógicos e Culturais, para verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as implicações desse ambiente no discurso dos licenciandos. Dessa forma, perante os dados obtidos, ressalta-se não só a possibilidade, mas a necessidade do conhecimento científico extrapolar a sala de aula, para que possamos atingir, além dos alunos da Educação Básica e Ensino Superior, a sociedade geral, propondo ações e reiterando iniciativas que tornem, cada vez mais, o conhecimento acessível a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1201_TB123_13032023054700.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANE CLOSS DA SILVA ROEDEL"
    "autor_nome_curto" => "SUSANE"
    "autor_email" => "susane.closs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Ao transcorrer dos anos, espaços como museus, parques, planetários, hidrelétricas, estações meteorológicas, dentre outros, adquiriram maior visibilidade no que se refere ao seu potencial educativo, culminando em amplas discussões acadêmicas sobre divulgação científica e tipos de mediação educativas passíveis de serem desenvolvidas e adotadas nestes locais. Nesse sentido, com o objetivo de analisar a percepção que acadêmicos de Ciências Biológicas apresentam sobre espaços não-formais de Educação, selecionamos o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), na disciplina de Estágio Supervisionado: Espaços Pedagógicos e Culturais, para verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as implicações desse ambiente no discurso dos licenciandos. Dessa forma, perante os dados obtidos, ressalta-se não só a possibilidade, mas a necessidade do conhecimento científico extrapolar a sala de aula, para que possamos atingir, além dos alunos da Educação Básica e Ensino Superior, a sociedade geral, propondo ações e reiterando iniciativas que tornem, cada vez mais, o conhecimento acessível a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.