Este artigo busca problematizar como diversas metodologias/estratégias de ensino interdisciplinares são utilizadas por professores de Ciências da Natureza, a partir da divulgação de suas pesquisas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para isso, foi realizada uma busca nas atas do ENPEC, entre 2011 e 2021, voltada para trabalhos que abordassem exemplos da interdisciplinaridade na prática docente. Dessa busca emergiu um total de 173 trabalhos, que foram analisados pela Análise Textual Discursiva. A pesquisa de caráter qualitativo obteve 87 unidades de significado que constituíram nove categorias de análise intermediárias, as quais originaram a categoria final “A interação dos componentes curriculares por meio de metodologias/estratégias de ensino numa perspectiva interdisciplinar”. Trabalhar com metodologias/estratégias de ensino de caráter interdisciplinar ainda é um desafio. Porém, é relevante para os professores essa interação por meio de suas experiências e vivências, utilizando a interdisciplinaridade como articuladora na construção do conhecimento.