Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ANIMAIS VERTEBRADOS (MYMBA IKANGUEVA): ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO BILÍNGUE E INTERCULTURAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93559
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1330
    "inscrito_id" => 184
    "titulo" => "ANIMAIS VERTEBRADOS (MYMBA IKANGUEVA): ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO BILÍNGUE E INTERCULTURAL"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar o Jogo Pedagógico sobre os Animais Vertebrados – Mymba Ikangueva que foi elaborado de acordo com os pressupostos da educação escolar indígena. Buscamos através desse jogo pedagógico ensinar a classificação dos animais vertebrados tanto na perspectiva da ciência escolar quanto da cosmologia guarani. Essa pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022, na Aldeia Taquaperi, localizada no Município de Coronel Sapucaia, no Estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa dez estudantes e dois professores de ciências da natureza, todos guaranis, na Escola Municipal Mboeroy Arandu. Os dados foram coletados através da gravação de voz dos estudantes e transcritas para análise. Concluímos, através dos resultados analisados que o Jogo Pedagógico atendeu as dimensões do ensino e aprendizagem sobre a classificação dos animais vertebrados numa perspectiva intercultural, bilíngue, diferenciado e específico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID184_TB1330_23022023154011.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANI MAGALHAES DE OLIVEIRA YAMAZAKI"
    "autor_nome_curto" => "REGIANI YAMAZAK"
    "autor_email" => "regianibio@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93559
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1330
    "inscrito_id" => 184
    "titulo" => "ANIMAIS VERTEBRADOS (MYMBA IKANGUEVA): ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO BILÍNGUE E INTERCULTURAL"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar o Jogo Pedagógico sobre os Animais Vertebrados – Mymba Ikangueva que foi elaborado de acordo com os pressupostos da educação escolar indígena. Buscamos através desse jogo pedagógico ensinar a classificação dos animais vertebrados tanto na perspectiva da ciência escolar quanto da cosmologia guarani. Essa pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022, na Aldeia Taquaperi, localizada no Município de Coronel Sapucaia, no Estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa dez estudantes e dois professores de ciências da natureza, todos guaranis, na Escola Municipal Mboeroy Arandu. Os dados foram coletados através da gravação de voz dos estudantes e transcritas para análise. Concluímos, através dos resultados analisados que o Jogo Pedagógico atendeu as dimensões do ensino e aprendizagem sobre a classificação dos animais vertebrados numa perspectiva intercultural, bilíngue, diferenciado e específico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID184_TB1330_23022023154011.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANI MAGALHAES DE OLIVEIRA YAMAZAKI"
    "autor_nome_curto" => "REGIANI YAMAZAK"
    "autor_email" => "regianibio@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Jogo Pedagógico sobre os Animais Vertebrados – Mymba Ikangueva que foi elaborado de acordo com os pressupostos da educação escolar indígena. Buscamos através desse jogo pedagógico ensinar a classificação dos animais vertebrados tanto na perspectiva da ciência escolar quanto da cosmologia guarani. Essa pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022, na Aldeia Taquaperi, localizada no Município de Coronel Sapucaia, no Estado de Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa dez estudantes e dois professores de ciências da natureza, todos guaranis, na Escola Municipal Mboeroy Arandu. Os dados foram coletados através da gravação de voz dos estudantes e transcritas para análise. Concluímos, através dos resultados analisados que o Jogo Pedagógico atendeu as dimensões do ensino e aprendizagem sobre a classificação dos animais vertebrados numa perspectiva intercultural, bilíngue, diferenciado e específico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.