Este trabalho busca responder o seguinte problema: De que forma o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) contribui para as práticas pedagógicas no contexto dos estágios supervisionados em ensino de Física, na perspectiva da Abordagem Temática (AT)? Para isto, foi realizado um questionário com integrantes e ex-integrantes do GEPECiD que cursam ou já cursaram a Licenciatura em Física (LF) da UFSM. A metodologia de análise foi a Análise Textual Discursiva, emergindo duas categorias: Movimentos de inserção da AT no currículo da LF da UFSM; GEPECiD como espaço de aprofundamento do referencial da AT para as práticas de estágio supervisionado. Sinaliza-se que existem iniciativas nas disciplinas do curso de LF que discutem os pressupostos da AT e, o GEPECiD, como espaço de aprofundamento de discussões sobre a AT, que propiciou, aos estagiários, estudos coletivos que auxiliam em planejamento e práticas concernentes ao referencial estudado pelo grupo.