Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CTS E FREIRE: UMA ANÁLISE DE REDES A PARTIR DAS CITAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92900
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "CTS E FREIRE: UMA ANÁLISE DE REDES A PARTIR DAS CITAÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho buscou analisar as redes sociais formadas pelas citações às obras de Paulo Freire nos artigos de Ensino CTS. Na Análise de Redes Sociais, as interações e relações são vistas como laços de uma rede, que matematicamente é traduzida como um grafo. O corpus da pesquisa foi composto por 142 artigos provenientes de um banco de dados com 509 artigos de Ensino CTS publicados em periódicos nacionais. Como critério, os artigos deveriam ter pelo menos uma citação a uma obra de Freire. Sobre esse corpus, foram analisadas as palavras-chave utilizadas, os autores que estão dialogando sobre a relação CTS e Freire e quais obras de fontes primárias de Paulo Freire foram mais utilizadas e com qual intensidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2023_TB411_10032023094931.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIANO DE OLIVEIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "CASSIANO AMORIM"
    "autor_email" => "cassiano.olivamorim@gmail"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92900
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "CTS E FREIRE: UMA ANÁLISE DE REDES A PARTIR DAS CITAÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho buscou analisar as redes sociais formadas pelas citações às obras de Paulo Freire nos artigos de Ensino CTS. Na Análise de Redes Sociais, as interações e relações são vistas como laços de uma rede, que matematicamente é traduzida como um grafo. O corpus da pesquisa foi composto por 142 artigos provenientes de um banco de dados com 509 artigos de Ensino CTS publicados em periódicos nacionais. Como critério, os artigos deveriam ter pelo menos uma citação a uma obra de Freire. Sobre esse corpus, foram analisadas as palavras-chave utilizadas, os autores que estão dialogando sobre a relação CTS e Freire e quais obras de fontes primárias de Paulo Freire foram mais utilizadas e com qual intensidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2023_TB411_10032023094931.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIANO DE OLIVEIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "CASSIANO AMORIM"
    "autor_email" => "cassiano.olivamorim@gmail"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho buscou analisar as redes sociais formadas pelas citações às obras de Paulo Freire nos artigos de Ensino CTS. Na Análise de Redes Sociais, as interações e relações são vistas como laços de uma rede, que matematicamente é traduzida como um grafo. O corpus da pesquisa foi composto por 142 artigos provenientes de um banco de dados com 509 artigos de Ensino CTS publicados em periódicos nacionais. Como critério, os artigos deveriam ter pelo menos uma citação a uma obra de Freire. Sobre esse corpus, foram analisadas as palavras-chave utilizadas, os autores que estão dialogando sobre a relação CTS e Freire e quais obras de fontes primárias de Paulo Freire foram mais utilizadas e com qual intensidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.