Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A INTERFACE ENTRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC E ENEBIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92802
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "A INTERFACE ENTRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC E ENEBIO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo mapear os trabalhos apresentados nos maiores eventos da área de Ensino de Ciências e Biologia, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos últimos 10 anos, que apresentam Metodologias/Sequências didáticas/Aulas planejadas e/ou efetivadas que versam sobre as discussões das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa se pauta na descrição dos dados coletados por meio de levantamento bibliográfico, resultando em dez artigos. Entre os resultados é evidente que na área das Ciências da Natureza, há uma ausência de produções que se pautem em estratégias de ensino que propiciem as discussões das RER de forma sistematizada. Ainda trabalhos abordam os temas, corpo humano, evolução, construção do conhecimento científico, anemia falciforme e conceitos químicos em geral e trazem discussões que englobam a diversidade, racismo estrutural, intolerância e conceito de raça."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID710_TB280_13032023190542.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA"
    "autor_email" => "s.silva2012@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92802
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "A INTERFACE ENTRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC E ENEBIO"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo mapear os trabalhos apresentados nos maiores eventos da área de Ensino de Ciências e Biologia, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos últimos 10 anos, que apresentam Metodologias/Sequências didáticas/Aulas planejadas e/ou efetivadas que versam sobre as discussões das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa se pauta na descrição dos dados coletados por meio de levantamento bibliográfico, resultando em dez artigos. Entre os resultados é evidente que na área das Ciências da Natureza, há uma ausência de produções que se pautem em estratégias de ensino que propiciem as discussões das RER de forma sistematizada. Ainda trabalhos abordam os temas, corpo humano, evolução, construção do conhecimento científico, anemia falciforme e conceitos químicos em geral e trazem discussões que englobam a diversidade, racismo estrutural, intolerância e conceito de raça."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID710_TB280_13032023190542.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA"
    "autor_email" => "s.silva2012@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mapear os trabalhos apresentados nos maiores eventos da área de Ensino de Ciências e Biologia, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos últimos 10 anos, que apresentam Metodologias/Sequências didáticas/Aulas planejadas e/ou efetivadas que versam sobre as discussões das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa se pauta na descrição dos dados coletados por meio de levantamento bibliográfico, resultando em dez artigos. Entre os resultados é evidente que na área das Ciências da Natureza, há uma ausência de produções que se pautem em estratégias de ensino que propiciem as discussões das RER de forma sistematizada. Ainda trabalhos abordam os temas, corpo humano, evolução, construção do conhecimento científico, anemia falciforme e conceitos químicos em geral e trazem discussões que englobam a diversidade, racismo estrutural, intolerância e conceito de raça.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.