Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

A Proporcionalidade nas séries iniciais: um elo para relacionar matemática escolar e cultura ribeirinha

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Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Este trabalho analisa as escolas das comunidades ribeirinhas enquanto espaço de desenvolvimento das crianças nas séries iniciais, buscando compreender características desse ambiente que colaboram no processo de alfabetização matemática. O percurso metodológico está referenciado na pesquisa qualitativa. Se desenvolverá nas comunidades ribeirinhas da praia funda e seringal na ilha de Cotijuba, Belém-Pa, baseado em levantamento sobre o cotidiano das crianças na ilha que deverá auxiliar a compreensão das possíveis relações entre os saberes tradicionais e saberes escolares e tratará da observação em aula, registro em diário e diálogo com as professoras das turmas selecionadas, para evidenciar as potencialidades dos saberes/fazeres ribeirinhos em contexto escolar de ensino-aprendizagem de proporcionalidade. Da análise desenvolvida evidenciaremos o espaço da sala de aula na escola ribeirinha como lugar da reflexão crítica sobre a realidade vivida, da criatividade, da ação colaborativa, da valorização dos saberes e fazeres da cultura amazônica.

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