Nos últimos trinta anos o aumento do uso das tecnologias digitais se intensificou nas sociedades modernas. A escola, do nível elementar ao nível superior foi atingida pelo fenômeno. A informação, material por excelência com o qual a educação escolar trabalha, tem apresentado formas de construção, armazenamento, acesso e uso cada vez mais sofisticados através das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs ou TDICs, como são atualmente chamadas. A escola moderna, por ser uma das principais agências de formação e informação das novas gerações, é o espaço que mais tem sofrido as contradições dos efeitos das TDICs no seu interior. Ao mesmo tempo em que é um lugar privilegiado de socialização e aprendizagem das novas tecnologias da informação não tem conseguido, de fato vivenciar em plenitude esse privilégio. A realidade da escola tem mostrado que vários fatores contribuem para tal impedimento: falta de estrutura e infraestrutura para alocar adequadamente os recursos digitais; o descompasso de conhecimento entre usuários de gerações anteriores e gerações atuais, os chamados imigrantes digitais e nativos digitais; falta a presença de professores informatizados que eduquem para a era digital, porém ele próprio ainda está em processo de educação para explorar esse novo mundo. Estamos no seguinte impasse: a sociedade se informatiza cada vez mais rápido e a escola não tem acompanhado o ritmo porque nas universidades temos alunos e professores dentro da chamada geração X e Y, ambos imigrantes digitais sendo formados para nativos digitais. Porém, a partir de 2020 já teremos nos cursos superiores alunos nativos digitais ou da geração Z, ainda com professores imigrantes digitais. A preocupação maior nessa pesquisa é investigar como estão sendo formadas futuras professoras que atuarão nas séries iniciais com nativos digitais, ou seja, como a universidade está atuando no sentido de oferecer uma formação mais compatível com a realidade que esses futuros professores encontrarão. O principal objetivo dessa pesquisa é saber como estão sendo formados alunos e alunas no curso de Pedagogia para o domínio de conhecimentos, habilidade e atitudes com relação ao uso dos recursos digitais na educação. A meta principal dessa pesquisa é criar a partir da mesma um espaço para o debate acadêmico sobre a incorporação de uma formação profícua em TDICs na formação docente de todos os alunos das licenciaturas. De acordo com o exposto se organizou uma investigação que buscará dialogar com a problemática desse tema a partir dos sujeitos envolvidos nesse universo, sejam eles sujeitos físicos ou institucionais: alunos, professores, Departamento e Universidade. A pesquisa que se optou foi a de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso de um curso de Pedagogia. A técnica a ser empregada para coleta de dados será prioritariamente a técnica de Grupos de Discussão e o emprego de questionário. As análises serão feitas a partir da técnica de análise de discurso já bastante conhecida e divulgada. No presente momento, serão apresentados os resultados parciais da pesquisa.