Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES DA EJA NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA – PB

Palavra-chaves: EJA, MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9100
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 986
    "inscrito_id" => 3931
    "titulo" => "OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES DA EJA NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA – PB"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa, Paraíba. Para tanto, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola, decidimos aplicar dois questionários com questões abertas e fechadas, sendo um para os discentes e outro para os docentes atuantes nesta modalidade de educação. Nos questionários foram abordadas temáticas relacionadas à percepção dos alunos e professores quanto à prática pedagógica e metodologias utilizadas no ensino de Matemática, assim como a opinião dos mesmos quanto às dificuldades existentes neste contexto. Foi possível observar que os alunos, em quase todos os momentos, atribuíam à culpa a resultados negativos de outrem. Já o professor encontra a causa das dificuldades na aprendizagem do aluno e no sistema de ensino que não lhe dão condições necessárias para preparar suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_20_54_21_idinscrito_3931_d139815641d190cbca848e2bc65cf3e9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRAN ALMEIDA"
    "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9100
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 986
    "inscrito_id" => 3931
    "titulo" => "OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES DA EJA NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA – PB"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa, Paraíba. Para tanto, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola, decidimos aplicar dois questionários com questões abertas e fechadas, sendo um para os discentes e outro para os docentes atuantes nesta modalidade de educação. Nos questionários foram abordadas temáticas relacionadas à percepção dos alunos e professores quanto à prática pedagógica e metodologias utilizadas no ensino de Matemática, assim como a opinião dos mesmos quanto às dificuldades existentes neste contexto. Foi possível observar que os alunos, em quase todos os momentos, atribuíam à culpa a resultados negativos de outrem. Já o professor encontra a causa das dificuldades na aprendizagem do aluno e no sistema de ensino que não lhe dão condições necessárias para preparar suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_20_54_21_idinscrito_3931_d139815641d190cbca848e2bc65cf3e9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRAN ALMEIDA"
    "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa, Paraíba. Para tanto, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola, decidimos aplicar dois questionários com questões abertas e fechadas, sendo um para os discentes e outro para os docentes atuantes nesta modalidade de educação. Nos questionários foram abordadas temáticas relacionadas à percepção dos alunos e professores quanto à prática pedagógica e metodologias utilizadas no ensino de Matemática, assim como a opinião dos mesmos quanto às dificuldades existentes neste contexto. Foi possível observar que os alunos, em quase todos os momentos, atribuíam à culpa a resultados negativos de outrem. Já o professor encontra a causa das dificuldades na aprendizagem do aluno e no sistema de ensino que não lhe dão condições necessárias para preparar suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.