Na busca de acompanhar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade brasileira e em especial na educação após a promulgação da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade dos conteúdos da História e Cultura Africana e Afrobrasileira, muitos profissionais vem desenvolvendo estratégias metodológicas que permitem a efetiva implementação da Lei atendendo aos princípios que a orientam: reconhecimento e valorização do legado africano. Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma observação realizada em uma escola da rede municipal de Campina Grande que desde o ano de 2010 vem desenvolvendo projetos em Mostras Pedagógicos como subsídio para inserir os conteúdos da História e Cultura Africana e Afrobrasileira de modo a desconstruir equívocos, preencher lacunas e valorizar a herança cultural dos africanos para o nosso povo. Para subsidiar a observação tomamos como fundamento as orientações teóricas e documentais que estruturam a proposta de educação etnicorracial: Constituição Brasileira de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); Lei 10.639/03; Resolução Nº 1 de 17 de junho de 2004; Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNs); Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008 entre outros.