EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8719 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" "resumo" => "A necessidade da inclusão escolar é um dos temas da esfera educacional e social mais discutidos na atualidade, visto a importância de tal procedimento para a vida das pessoas em uma sociedade que vive em luta para conquistar a igualdade de direitos. Mesmo que a inclusão escolar não seja, ainda, uma total realidade em nossa atual sociedade, muito se desenvolveu neste sentido se compararmos com nosso passado. Várias legislações nacionais e internacionais têm surgido em prol das lutas pelo direito a inclusão escolar dos deficientes. Considerando isto, o presente artigo objetiva apresentar os trabalhos desenvolvidos em uma escola especial – APAE de Areia-PB, com intuito de proporcionar o processo de inclusão escolar por meio do acesso ao conhecimento na área de ciências biológicas, os quais podem promover mudanças comportamentais quanto à qualidade de vida dos educandos, nos aspectos relacionados à saúde e aos cuidados pessoais. As ações se deram semanalmente, com sessões de 3 horas, utilizando-se de momentos interativos, utilização de vídeos, jogos, pintura e vivência com o ambiente. Para avaliar as atividades propostas e coletar os dados foram utilizados questionários semiestruturados com os professores, a observação in lócus e o registro fotográfico e memorial. Os resultados nos permitem afirmar que existem dificuldades de aprendizagem, as quais as mesmas nos fez redirecionar as ações de ensino e aprendizagem trabalhando com atividades mais práticas e concretas; em que os participantes puderam se expressar com mais facilidade e demonstrar o seu potencial de aprendizagem e socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "INCLUSÃO, CUIDADOS PESSOAIS, ESCOLA ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_17_27_56_idinscrito_67_ca4185a1894587962a4bcc03051753f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON ANTONIO PEREIRA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON" "autor_email" => "washington.92p@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB - CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8719 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" "resumo" => "A necessidade da inclusão escolar é um dos temas da esfera educacional e social mais discutidos na atualidade, visto a importância de tal procedimento para a vida das pessoas em uma sociedade que vive em luta para conquistar a igualdade de direitos. Mesmo que a inclusão escolar não seja, ainda, uma total realidade em nossa atual sociedade, muito se desenvolveu neste sentido se compararmos com nosso passado. Várias legislações nacionais e internacionais têm surgido em prol das lutas pelo direito a inclusão escolar dos deficientes. Considerando isto, o presente artigo objetiva apresentar os trabalhos desenvolvidos em uma escola especial – APAE de Areia-PB, com intuito de proporcionar o processo de inclusão escolar por meio do acesso ao conhecimento na área de ciências biológicas, os quais podem promover mudanças comportamentais quanto à qualidade de vida dos educandos, nos aspectos relacionados à saúde e aos cuidados pessoais. As ações se deram semanalmente, com sessões de 3 horas, utilizando-se de momentos interativos, utilização de vídeos, jogos, pintura e vivência com o ambiente. Para avaliar as atividades propostas e coletar os dados foram utilizados questionários semiestruturados com os professores, a observação in lócus e o registro fotográfico e memorial. Os resultados nos permitem afirmar que existem dificuldades de aprendizagem, as quais as mesmas nos fez redirecionar as ações de ensino e aprendizagem trabalhando com atividades mais práticas e concretas; em que os participantes puderam se expressar com mais facilidade e demonstrar o seu potencial de aprendizagem e socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "INCLUSÃO, CUIDADOS PESSOAIS, ESCOLA ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_17_27_56_idinscrito_67_ca4185a1894587962a4bcc03051753f1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON ANTONIO PEREIRA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON" "autor_email" => "washington.92p@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB - CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }