A necessidade da inclusão escolar é um dos temas da esfera educacional e social mais discutidos na atualidade, visto a importância de tal procedimento para a vida das pessoas em uma sociedade que vive em luta para conquistar a igualdade de direitos. Mesmo que a inclusão escolar não seja, ainda, uma total realidade em nossa atual sociedade, muito se desenvolveu neste sentido se compararmos com nosso passado. Várias legislações nacionais e internacionais têm surgido em prol das lutas pelo direito a inclusão escolar dos deficientes. Considerando isto, o presente artigo objetiva apresentar os trabalhos desenvolvidos em uma escola especial – APAE de Areia-PB, com intuito de proporcionar o processo de inclusão escolar por meio do acesso ao conhecimento na área de ciências biológicas, os quais podem promover mudanças comportamentais quanto à qualidade de vida dos educandos, nos aspectos relacionados à saúde e aos cuidados pessoais. As ações se deram semanalmente, com sessões de 3 horas, utilizando-se de momentos interativos, utilização de vídeos, jogos, pintura e vivência com o ambiente. Para avaliar as atividades propostas e coletar os dados foram utilizados questionários semiestruturados com os professores, a observação in lócus e o registro fotográfico e memorial. Os resultados nos permitem afirmar que existem dificuldades de aprendizagem, as quais as mesmas nos fez redirecionar as ações de ensino e aprendizagem trabalhando com atividades mais práticas e concretas; em que os participantes puderam se expressar com mais facilidade e demonstrar o seu potencial de aprendizagem e socialização.