Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Aracati, Ceará, Brasil. Tivemos como problemática a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos professores de uma Escola estadual de ensino médio ao trabalharem a temática Educação Ambiental em sala de aula? Nosso objetivo foi identificar os principais desafios que os professores deste espaço escolar apresentam ao trabalhar a temática Educação Ambiental. Para tanto, nos embasamos nos seguintes autores Jacob (2005), Effting (2007), Nikokavouras (2012). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, o que fundamentou teoricamente a pesquisa de campo. Esta ocorreu no período de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Selecionamos uma amostra de trinta e dois professores e 90 alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, para os quais foram aplicados dois questionários distintos, cada um com 15 perguntas. Após sua coleta os dados foram sistematizados e analisados utilizando recursos do excel para o cálculo percentual. Nossas conclusões indicam que a maioria dos educadores pesquisados compartilha dos preceitos dos PCN’s que incluem a Educação Ambiental como temática transversal. No entanto, o contexto escolar investigado apresenta algumas dificuldades que limita a prática docente. Por isto, sugerimos atividades extra sala que priorizem o contato dos discentes com diversos ambientes, pois não basta dominar conceitos é preciso saber olhar para uma realidade e desvelá-la embasando-se nas experiências de campo e no conhecimento teórico.