O sentido da deficiência na vida de uma pessoa é produto de entrelaçamento de sua história pessoal com o meio social no qual está inserido, há os bem sucedidos,os que conseguem vencer as dificuldades, não vendo a deficiência como impedimento de se realizar profissionalmente, pelo contrário, buscam dentro de suas limitações a melhor forma de realizar-se em qualquer área da sua vida, há também os que não avançam, mas muitas vezes por dificuldades impostas por parte da família considerando-o, assim, incapaz, traumatizando a pessoa com deficiência. Durante séculos a deficiência auditiva foi tratada como um problema psíquico do indivíduo. O conhecimento científico provocou a evolução no entendimento sobre essa deficiência e despertou a busca e compreensão do indivíduo. A Comunidade Surda vem demonstrando força no país inteiro, principalmente com a conquista da Lei de n° 10.436, regulamentada pelo Decreto N°5.626, que legitima a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua oficial dos Surdos e que traz consigo vários artifícios para incluir os Surdos na nossa sociedade ouvinte como também para nos incluirmos em sua cultura. Essa conquista é um exemplo de luta e resistência desse grupo de indivíduos, que carrega na sua trajetória grandes perdas e derrotas, estigma e preconceito. A concepção desta necessidade em todo sentido tem sido fundamental para as pessoas que possuem deficiência auditiva, pois durante muitos anos estes foram tratados de forma inadequada, ou seja, foram considerados até mesmos loucos por não conseguirem se comunicar com os demais de forma verbal (Couto, 1980). Nesse contexto esse artigo tem por objetivo a apresentação dos dados consolidados da Educação Especial coletado através de uma visita no Instituto Campinense Assistência ao Exepcional (ICAE), em Campina Grande - PB, destacando alguns pontos importantes sobre a Educação Especial em relação as pessoas com deficiência auditiva, os desafios enfrentados pelos docentes para com esse alunos. Tendo como referencia os autores Glate e Leão (2007), Sasazaki (1991) e Couto (1980). Assim, o conjunto dessas informações irá proporcionar uma análise de atendimento ao educando, com necessidades especiais, assim como a inclusão desses alunos no ensino regular, os métodos pedagógicos utilizados para melhorar o ensino aprendizado dos mesmos e qual a importância de fazê-lo sentir-se incluído no ambiente acadêmico.