Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DANÇA DA LIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIVERTIDA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, LÚDICO Pôster (PO) TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8634
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2182
    "inscrito_id" => 3570
    "titulo" => "DANÇA DA LIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIVERTIDA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "A disciplina de química no nível médio é de suma importância para a formação de cidadãos, pois “amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania” (PCN+), porém, socializar alguns conteúdos de química exige por parte do estudante, um nível de abstração muito grande e na maioria das vezes o professor não consegue socializar plenamente esses conteúdos devido à falta de ferramenta facilitadora. Dentro dessa perspectiva, foi pensado em uma proposta que motivasse os estudantes e facilitasse o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido foi criado o método lúdico que, aborda o conteúdo de ligações químicas para os estudantes do 1º ano no Ensino Médio, como ferramenta eficaz para o ensino da Química. Portanto, o objetivo da criação dessa atividade lúdica visa que, o estudante possa refletir, pensar e construir conhecimentos a partir da diversão e de um esforço espontâneo, possa estudar o referido conteúdo aplicado ao cotidiano. Com isso, a atividade lúdica apresentada oportuniza ao professor o prazer de ensinar e trabalhar com métodos didáticos facilitadores para o diálogo com o estudante de química. Neste sentido, o trabalho visa aplicar o método lúdico “a dança das ligações” como uma nova estratégia para o ensino e aprendizagem  a partir da abordagem do conteúdo ligações químicas. Sabe-se que os conteúdos nos livros do Ensino Médio são abordados de maneira abstrata e muito direta, levando ao estudante memorizar apenas teoria, fórmulas e cálculos. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, nº 9.394/96) diz que a química deve ser ensinada de forma que o estudante se aproprie do conhecimento, porém, a abordagem não pode ficar apenas na teoria, a exemplo, tem-se o conteúdo de ligações químicas no qual envolve a formação de tudo que há no mundo. Podendo assim, ser contextualizado de uma forma prazerosa e ao mesmo tempo o método de aprendizagem venha a ser vivenciado pelo seu cotidiano. Nos livros superiores os conteúdos de Química já passam a ser abordado de forma diferenciada, pois alguns autores têm a preocupação de contextualizar certos conteúdos de suma importância para a formação do estudante como cidadão. Nesse ponto de vista, os livros de Química voltados para o Ensino Médio deixam a desejar quanto se refere à contextualização de conteúdos correlacionados com a vivência do discente neste nível escolar. Com essa deficiência nos materiais didáticos os professores procuram alternativas para facilitar a construção do conhecimento do estudante, usando novas metodologias entre elas a atividade lúdica que, além de retratar os conteúdos na teoria proporciona um dinamismo entre a diversão e o prazer em aprender à química. A metodologia lúdica no ensino de química vem sendo utilizado como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem, pois proporciona ao estudante prazer e construção do conhecimento de forma espontânea. Assim, pensando na melhoria das relações didática com foco no ensino da Química, buscou-se estudar uma proposta que visa facilitar a construção do conhecimento para os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade lúdica está pautada no estudo investigativo, qualitativo e significativo (LAKATOS e MARCONI, 2009). Tendo em vista a precariedade de ensino para o conteúdo de ligações Químicas foi montado uma proposta para trabalhar a atividade lúdica que tem como título “A Dança da Ligação Química”. Para tanto, foi montado um jogo, sendo este composto por: 15 placas, contendo os símbolos dos elementos da tabela periódica com sua respectiva camada de valência; um som com músicas divertidas e 07 cartas contendo perguntas relacionadas aos compostos químicos formados. O inicio do jogo se dá com a música tocando normalmente e, quando a música é interrompida os participantes devem se deslocar a fim de encontrar o íon ou átomo para forma compostos químicos. Consequentemente formará 7 combinações de compostos onde o mediador (professor) fará as perguntas para os estudantes que estão participando como ouvinte e subdivididos em dois grupos, A e B. O grupo que não acertar dará o direito de resposta ao seu grupo concorrente e, assim, vencerá o grupo que mais acertar as perguntas. O estudo encontra-se em fase de aplicação e, espera-se que o estudante desenvolva competências e habilidades que oportunize o estudante a refletir, pensar e construir conhecimento através do esforço espontâneo, bem como identificar, reconhecer e solucionar problemas do seu cotidiano relacionado ao conteúdo trabalhado no método lúdico. Portanto, as atividades lúdicas não só trabalha a parte educacional e lúdica, mas, desenvolve também a efetividade na turma socializando os estudantes trabalhando também o intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Conclui-se que o método lúdico é eficaz como ferramenta facilitadora, pois, além de trazer a construção do conhecimento de forma espontânea e prazerosa, trabalha várias áreas bem como: intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Portanto, essa proposta é favorável para socializar o conteúdo de ligações químicas no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_11_2014_00_48_42_idinscrito_3570_ce65a0c86ec819bd1a6f8d9f74d03ef8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE FARIAS DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE AGUIAR"
    "autor_email" => "josiane_farias_aguiar@hot"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8634
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2182
    "inscrito_id" => 3570
    "titulo" => "DANÇA DA LIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIVERTIDA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "A disciplina de química no nível médio é de suma importância para a formação de cidadãos, pois “amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania” (PCN+), porém, socializar alguns conteúdos de química exige por parte do estudante, um nível de abstração muito grande e na maioria das vezes o professor não consegue socializar plenamente esses conteúdos devido à falta de ferramenta facilitadora. Dentro dessa perspectiva, foi pensado em uma proposta que motivasse os estudantes e facilitasse o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido foi criado o método lúdico que, aborda o conteúdo de ligações químicas para os estudantes do 1º ano no Ensino Médio, como ferramenta eficaz para o ensino da Química. Portanto, o objetivo da criação dessa atividade lúdica visa que, o estudante possa refletir, pensar e construir conhecimentos a partir da diversão e de um esforço espontâneo, possa estudar o referido conteúdo aplicado ao cotidiano. Com isso, a atividade lúdica apresentada oportuniza ao professor o prazer de ensinar e trabalhar com métodos didáticos facilitadores para o diálogo com o estudante de química. Neste sentido, o trabalho visa aplicar o método lúdico “a dança das ligações” como uma nova estratégia para o ensino e aprendizagem  a partir da abordagem do conteúdo ligações químicas. Sabe-se que os conteúdos nos livros do Ensino Médio são abordados de maneira abstrata e muito direta, levando ao estudante memorizar apenas teoria, fórmulas e cálculos. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, nº 9.394/96) diz que a química deve ser ensinada de forma que o estudante se aproprie do conhecimento, porém, a abordagem não pode ficar apenas na teoria, a exemplo, tem-se o conteúdo de ligações químicas no qual envolve a formação de tudo que há no mundo. Podendo assim, ser contextualizado de uma forma prazerosa e ao mesmo tempo o método de aprendizagem venha a ser vivenciado pelo seu cotidiano. Nos livros superiores os conteúdos de Química já passam a ser abordado de forma diferenciada, pois alguns autores têm a preocupação de contextualizar certos conteúdos de suma importância para a formação do estudante como cidadão. Nesse ponto de vista, os livros de Química voltados para o Ensino Médio deixam a desejar quanto se refere à contextualização de conteúdos correlacionados com a vivência do discente neste nível escolar. Com essa deficiência nos materiais didáticos os professores procuram alternativas para facilitar a construção do conhecimento do estudante, usando novas metodologias entre elas a atividade lúdica que, além de retratar os conteúdos na teoria proporciona um dinamismo entre a diversão e o prazer em aprender à química. A metodologia lúdica no ensino de química vem sendo utilizado como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem, pois proporciona ao estudante prazer e construção do conhecimento de forma espontânea. Assim, pensando na melhoria das relações didática com foco no ensino da Química, buscou-se estudar uma proposta que visa facilitar a construção do conhecimento para os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade lúdica está pautada no estudo investigativo, qualitativo e significativo (LAKATOS e MARCONI, 2009). Tendo em vista a precariedade de ensino para o conteúdo de ligações Químicas foi montado uma proposta para trabalhar a atividade lúdica que tem como título “A Dança da Ligação Química”. Para tanto, foi montado um jogo, sendo este composto por: 15 placas, contendo os símbolos dos elementos da tabela periódica com sua respectiva camada de valência; um som com músicas divertidas e 07 cartas contendo perguntas relacionadas aos compostos químicos formados. O inicio do jogo se dá com a música tocando normalmente e, quando a música é interrompida os participantes devem se deslocar a fim de encontrar o íon ou átomo para forma compostos químicos. Consequentemente formará 7 combinações de compostos onde o mediador (professor) fará as perguntas para os estudantes que estão participando como ouvinte e subdivididos em dois grupos, A e B. O grupo que não acertar dará o direito de resposta ao seu grupo concorrente e, assim, vencerá o grupo que mais acertar as perguntas. O estudo encontra-se em fase de aplicação e, espera-se que o estudante desenvolva competências e habilidades que oportunize o estudante a refletir, pensar e construir conhecimento através do esforço espontâneo, bem como identificar, reconhecer e solucionar problemas do seu cotidiano relacionado ao conteúdo trabalhado no método lúdico. Portanto, as atividades lúdicas não só trabalha a parte educacional e lúdica, mas, desenvolve também a efetividade na turma socializando os estudantes trabalhando também o intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Conclui-se que o método lúdico é eficaz como ferramenta facilitadora, pois, além de trazer a construção do conhecimento de forma espontânea e prazerosa, trabalha várias áreas bem como: intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Portanto, essa proposta é favorável para socializar o conteúdo de ligações químicas no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_11_2014_00_48_42_idinscrito_3570_ce65a0c86ec819bd1a6f8d9f74d03ef8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE FARIAS DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE AGUIAR"
    "autor_email" => "josiane_farias_aguiar@hot"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A disciplina de química no nível médio é de suma importância para a formação de cidadãos, pois “amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania” (PCN+), porém, socializar alguns conteúdos de química exige por parte do estudante, um nível de abstração muito grande e na maioria das vezes o professor não consegue socializar plenamente esses conteúdos devido à falta de ferramenta facilitadora. Dentro dessa perspectiva, foi pensado em uma proposta que motivasse os estudantes e facilitasse o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido foi criado o método lúdico que, aborda o conteúdo de ligações químicas para os estudantes do 1º ano no Ensino Médio, como ferramenta eficaz para o ensino da Química. Portanto, o objetivo da criação dessa atividade lúdica visa que, o estudante possa refletir, pensar e construir conhecimentos a partir da diversão e de um esforço espontâneo, possa estudar o referido conteúdo aplicado ao cotidiano. Com isso, a atividade lúdica apresentada oportuniza ao professor o prazer de ensinar e trabalhar com métodos didáticos facilitadores para o diálogo com o estudante de química. Neste sentido, o trabalho visa aplicar o método lúdico “a dança das ligações” como uma nova estratégia para o ensino e aprendizagem a partir da abordagem do conteúdo ligações químicas. Sabe-se que os conteúdos nos livros do Ensino Médio são abordados de maneira abstrata e muito direta, levando ao estudante memorizar apenas teoria, fórmulas e cálculos. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, nº 9.394/96) diz que a química deve ser ensinada de forma que o estudante se aproprie do conhecimento, porém, a abordagem não pode ficar apenas na teoria, a exemplo, tem-se o conteúdo de ligações químicas no qual envolve a formação de tudo que há no mundo. Podendo assim, ser contextualizado de uma forma prazerosa e ao mesmo tempo o método de aprendizagem venha a ser vivenciado pelo seu cotidiano. Nos livros superiores os conteúdos de Química já passam a ser abordado de forma diferenciada, pois alguns autores têm a preocupação de contextualizar certos conteúdos de suma importância para a formação do estudante como cidadão. Nesse ponto de vista, os livros de Química voltados para o Ensino Médio deixam a desejar quanto se refere à contextualização de conteúdos correlacionados com a vivência do discente neste nível escolar. Com essa deficiência nos materiais didáticos os professores procuram alternativas para facilitar a construção do conhecimento do estudante, usando novas metodologias entre elas a atividade lúdica que, além de retratar os conteúdos na teoria proporciona um dinamismo entre a diversão e o prazer em aprender à química. A metodologia lúdica no ensino de química vem sendo utilizado como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem, pois proporciona ao estudante prazer e construção do conhecimento de forma espontânea. Assim, pensando na melhoria das relações didática com foco no ensino da Química, buscou-se estudar uma proposta que visa facilitar a construção do conhecimento para os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade lúdica está pautada no estudo investigativo, qualitativo e significativo (LAKATOS e MARCONI, 2009). Tendo em vista a precariedade de ensino para o conteúdo de ligações Químicas foi montado uma proposta para trabalhar a atividade lúdica que tem como título “A Dança da Ligação Química”. Para tanto, foi montado um jogo, sendo este composto por: 15 placas, contendo os símbolos dos elementos da tabela periódica com sua respectiva camada de valência; um som com músicas divertidas e 07 cartas contendo perguntas relacionadas aos compostos químicos formados. O inicio do jogo se dá com a música tocando normalmente e, quando a música é interrompida os participantes devem se deslocar a fim de encontrar o íon ou átomo para forma compostos químicos. Consequentemente formará 7 combinações de compostos onde o mediador (professor) fará as perguntas para os estudantes que estão participando como ouvinte e subdivididos em dois grupos, A e B. O grupo que não acertar dará o direito de resposta ao seu grupo concorrente e, assim, vencerá o grupo que mais acertar as perguntas. O estudo encontra-se em fase de aplicação e, espera-se que o estudante desenvolva competências e habilidades que oportunize o estudante a refletir, pensar e construir conhecimento através do esforço espontâneo, bem como identificar, reconhecer e solucionar problemas do seu cotidiano relacionado ao conteúdo trabalhado no método lúdico. Portanto, as atividades lúdicas não só trabalha a parte educacional e lúdica, mas, desenvolve também a efetividade na turma socializando os estudantes trabalhando também o intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Conclui-se que o método lúdico é eficaz como ferramenta facilitadora, pois, além de trazer a construção do conhecimento de forma espontânea e prazerosa, trabalha várias áreas bem como: intelecto pessoal, psicomotor e cognitivo. Portanto, essa proposta é favorável para socializar o conteúdo de ligações químicas no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.