Com ênfase na educação de nível superior, o presente trabalho versa sobre a aplicação das políticas públicas de inclusão educacional para pessoas com deficiência nas instituições públicas localizadas na Região Metropolitana do Cariri – RMC, sul do Ceará. Dado seu caráter diagnóstico, intenta subsidiar as instituições pesquisadas a aprimorar suas ações para que supere os atuais obstáculos e, assim, concorra para a plena inclusão da pessoa com deficiência no meio acadêmico. Configurando um estudo de caso, objetiva verificar a efetividade/perspectivas de inclusão – acesso, autonomia e permanência – traçadas para as pessoas com deficiência nas instituições públicas de ensino superior da referida região. Como aporte teórico, tomou-se como referência Ainscow (1997), Mantoan (2004) e Teixeira (2002). Quanto ao método empreendido, foi dividido em análise documental (estudo dos registros mantidos pelas instituições sobre a temática) e coleta de dados através de entrevistas. Observa-se que os documentos oficiais das instituições ainda precisam de trabalho mais burilado quando enfocam questões de inclusão e acessibilidade, com destaque para firmar metas e prazos mais viáveis. Outrossim, verificou-se que é necessário a elaboração de um trabalho prévio que antecipe-se às demandas da inclusão do público com deficiência, sobretudo instituindo setor responsável pela temática e capacitando os servidores, posto que, de forma geral, as instituições apresentaram alguns descaminhos. È válido também que a instituições tornem-se parceiras nas ações inclusivas, coadunando-se assim com um dos propósitos da implantação da Região Metropolitana.