ResumoA temática das tecnologias digitais na educação no contexto da cibercultura e da sociedade do conhecimento se faz cada vez mais pertinente, tendo em vista os limites e possibilidades inerentes ao seu uso no espaço escolar. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo discutir as tecnologias digitais no contexto das políticas educacionais sob a perspectiva pedagógica da rede social Facebook. O elemento metodológico parte de um recorte bibliográfico com base em um diálogo teórico conceitual trazendo conceitos relevantes para o entendimento da discussão proposta, como: inclusão digital, rede social e aprendizagem colaborativa. Inicialmente, destaca-se uma breve síntese das principais políticas públicas de fomento as tecnologias digitais nas escolas públicas; em seguida, aborda-se as redes sociais, em particular, o Facebook como um novo cenário educativo de aprendizagens e construção de conhecimento. Parcialmente, as conclusões indicam que os desafios ainda são emergentes havendo a necessidade de ações políticas e pedagógicas que dinamizem o uso das redes sociais como fenômeno canalizador de interação e potencialização de aprendizagens colaborativas.