RESUMOOs caminhos pedagógicos da inclusão se fundamentam, na diferença dos seres humanos, na singularidade de cada um de nós e nas possibilidades de transformações das diferenças. As situações de deficiência que todos nós constatamos dependem do meio onde sessa escola se encontra. O sistema escolar brasileiro está diante do desafio de alcançar a educação que contemple a diversidade humana. Neste contexto o presente trabalho de pesquisa vem trazer uma amostragem e uma reflexão sobre os desafios da inclusão escolar no ensino médio numa escola do município, com ênfase nas Salas de Recursos Multifuncionais, que desde 2005 a Secretaria de Educação Especial – MEC vem apoiando a implantação deste serviço de Atendimento Educacional Especializado – AEE para pessoas com necessidades especiais. O estudo foi desenvolvido através de entrevistas, análise de registos e avaliações, a observação da acessibilidade e as novas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da sala de AEE. A coleta dos dados foi feito com a participação de pais, professores, supervisor, diretor e alunos atendidos na sala, e pôde perceber que após a implantação da Sala de AEE houveram mudanças significativas em relação ao comportamento dos alunos especiais a sua autonomia , a alta estima, o respeito da comunidade escolar pelas diferenças, as oportunidades de inclusão começam a surgir e os pais e professores iniciaram um processo de mudanças na sua postura enquanto pais e educadores. A Sala de AEE nesta escola inicia abrindo portas com novas atitudes e uma postura ética de inclusão, trazendo educador e educando para o centro da discussão.