INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: INTERAÇÃO ENTRE O HOMEM, A MÁQUINA E O CONHECIMENTO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8854 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1832 "inscrito_id" => 4004 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: INTERAÇÃO ENTRE O HOMEM, A MÁQUINA E O CONHECIMENTO" "resumo" => "Com o crescente advento das tecnologias digitais nas últimas décadas, o uso de recursos desta natureza vem crescendo em todos os segmentos da sociedade, em consequência, o homem, cada vez mais, vem estabelecendo interação com as máquinas. A fim de acompanhar os avanços tecnológicos e “formar” sujeitos capazes de atuar criticamente nesta sociedade digitalizada, a escola precisa aperfeiçoar os seus recursos, rever o seu currículo, adaptar as suas estruturas físicas e preparar os seus profissionais para atuarem nesta realidade. Neste contexto, questionamos: como a interação que ocorre entre o homem, a máquina e o conhecimento pode contribuir na inclusão digital dos sujeitos envolvidos neste processo social? A nossa pretensão, aqui, é apresentar uma possível resposta a esse questionamento. Para tanto, nos respaldamos em Braga & Ricarte (2005), Lima Junior (2008) e Fialho & Novaes (2008), dentre outros autores que são citados ao longo deste artigo. Por se tratar de uma pesquisa teórica, com uma abordagem qualitativa, buscamos interpretar esse modo de interação e apresentá-la em forma de discussão. A partir deste estudo, foi possível constatar que essa interação tem oportunizado uma nova forma de socialização, contribuindo, significativamente, para o processo de inclusão digital na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO COM NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_02_25_37_idinscrito_4004_074e973277ffc068d1cc1a2810bc6a3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IARA COSTA" "autor_email" => "iaracn30@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8854 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1832 "inscrito_id" => 4004 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: INTERAÇÃO ENTRE O HOMEM, A MÁQUINA E O CONHECIMENTO" "resumo" => "Com o crescente advento das tecnologias digitais nas últimas décadas, o uso de recursos desta natureza vem crescendo em todos os segmentos da sociedade, em consequência, o homem, cada vez mais, vem estabelecendo interação com as máquinas. A fim de acompanhar os avanços tecnológicos e “formar” sujeitos capazes de atuar criticamente nesta sociedade digitalizada, a escola precisa aperfeiçoar os seus recursos, rever o seu currículo, adaptar as suas estruturas físicas e preparar os seus profissionais para atuarem nesta realidade. Neste contexto, questionamos: como a interação que ocorre entre o homem, a máquina e o conhecimento pode contribuir na inclusão digital dos sujeitos envolvidos neste processo social? A nossa pretensão, aqui, é apresentar uma possível resposta a esse questionamento. Para tanto, nos respaldamos em Braga & Ricarte (2005), Lima Junior (2008) e Fialho & Novaes (2008), dentre outros autores que são citados ao longo deste artigo. Por se tratar de uma pesquisa teórica, com uma abordagem qualitativa, buscamos interpretar esse modo de interação e apresentá-la em forma de discussão. A partir deste estudo, foi possível constatar que essa interação tem oportunizado uma nova forma de socialização, contribuindo, significativamente, para o processo de inclusão digital na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO COM NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_02_25_37_idinscrito_4004_074e973277ffc068d1cc1a2810bc6a3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IARA COSTA" "autor_email" => "iaracn30@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }