O processo de ensino-aprendizagem necessita de melhores condições no que se refere à utilização de diferentes estratégias em sala de aula. O uso de metodologias alternativas para o ensino de Ciências, como são os casos das aulas práticas, utilização de recursos tecnológicos e aulas de campo, podem ser uma ótima saída das aulas que são consideradas tradicionais, incentivando os alunos a participarem mais das aulas e tornando-as mais dinâmicas e eficientes, favorecendo diretamente a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola Municipal na cidade de Picuí-PB, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental durante o desenvolvimento de algumas atividades da disciplina de estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande. Foram utilizadas aulas práticas sobre a morfologia interna dos peixes ósseos, assim como a parte externa. Também foi utilizada como ferramenta metodológica, a utilização de um laboratório de informática básica, para a realização de uma pesquisa sobre peixes abissais. As aulas práticas e as aulas em laboratório foram realizadas após as aulas teóricas ministradas pelo estagiário. O ensino de Ciências através metodologias distintas é uma ação que complementa as aulas teóricas e consolida determinados conteúdos considerados difíceis de entender. É notório que a utilização de diferentes percursos metodológicos impulsionados pelos professores, pode favorecer aos alunos interpretarem conteúdos considerados abstratos. Além de fugir do método tradicional de aula e torna-las mais atraentes e curiosas, favorecendo assim uma aprendizagem significativa de cada estudante.