O presente estudo teve por objetivo analisar a interação mãe-criança com deficiência visual, a partir da identificação dos comportamentos comunicativos maternos e infantis. Adotou-se a Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky) e a Perspectiva da Interação Social dos Estudiosos da Linguagem. Vygotsky baseia-se na premissa de que o homem é um ser social, histórico e cultural, que se desenvolve a partir das interações sociais. Os estudiosos da linguagem assinalam a importância da investigação dos aspectos do ambiente que podem favorecer no desenvolvimento de habilidades sociocomunicativas. Neste sentido, participou deste estudo uma díade mãe-criança, sendo a criança deficiente visual total e com três anos de idade no. Para apreender os comportamentos comunicativos, foram realizadas duas filmagens, na residência da díade. Utilizou-se uma câmera de vídeo e a realização das observações aconteceu em uma situação de brincadeira livre e uma em situação estruturada. Na situação de brincadeira livre, verificou-se que a mãe seguiu o foco atencional da criança e mostrou-se atenta às solicitações, além de ter deixado a criança livre para propor novas configurações. Na situação estruturada, a estratégia materna foi de questionar a criança a identificação dos objetos. A criança fez uso do tato, explorando as propriedades dos objetos e fazendo questões para a mãe acerca dos mesmos. Destaca-se a relevância dos processos mediacionais para o desenvolvimento da criança com deficiência visual. O adulto pode promover na criança situações que lhe possibilite melhor apreender os objetos, através de experiências organizadas e estruturadas, tendo a linguagem e o contato táctil enquanto suporte de apoio.