O trabalho abordou o universo surdo enfatizando a construção da identidade desses sujeitos e os processos educacionais e psicológicos que giram em torno dessa construção, e as formações subjetivas formadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que nasceu da inquietação pelo aprofundamento científico da temática, uma vez que a autora trabalha com esse objeto de estudo. A análise se reportou por obras disponíveis na literatura por meio de teses e artigos científicos em bancos de dados informatizados. Selecionaram-se 20 artigos publicados nos últimos 12 anos (2002/2014) em face da legalização da Língua Brasileira de Sinais - Libras, na promulgação da Lei, em 24 de abril de 2002. Foram feitos recortes sobre a História da Educação dos Surdos no mundo e no Brasil, as Leis que foram regimentadas após anos de lutas da comunidade surda para reconhecimento de sua cultura, o processo da Identidade Surda e seus fatores educacionais e psicológicos gerando formações subjetivas. Os resultados da pesquisa foram as interpretações das obras analisadas como forma de obter uma visão mais abrangente do fenômeno da surdez nos diferentes processos constitutivos das identidades surdas. A construção da identidade surda acontece historicamente, nos dando a visão fragmentada das identidades. Ela é processo e como processo é preciso não apenas a efetividade do marco legal, mas o alargamento do espaço de reconhecimento dessa categoria minoritária, com sua dinâmica e relevância interna. Isso implica no respeito à diferença, encarando o sujeito surdo imerso não apenas em uma sociedade de ouvintes, mas em uma sociedade inclusiva, com espaços escolares humanizados, integrando-os em uma nova cidadania planetária.