O presente trabalho tem o objetivo de mapear e fazer breve análise das pesquisas acadêmico-científicas sobre o ensino de Física e a Educação Inclusiva. Para isso, efetuamos levantamento bibliográfico e Análise de Conteúdo do material encontrado, conforme Bardin (1977) e Franco (2008), fundamentados nas concepções de formação docente e interdisciplinaridade de Alarcão (2000) e Pereira (2008). Neste sentido, pretendemos favorecer o aprofundamento do debate sobre o tema, bem como obter subsídios fundamentados para a formação de docentes de Física, na perspectiva inclusiva e interdisciplinar. Dos resultados alcançados, destacamos que, em termos quantitativos a temática referida é pouco contemplada pela pesquisa acadêmica do país, sobretudo na região Nordeste. Além disso, a abordagem dos estudos encontrados é restritiva em termos de tipos de deficiência considerados. No entanto, consideramos que boa parte dos estudos existentes apresentam consistente fundamentação e propostas para o ensino-aprendizagem de Física, o que demonstra as potencialidades desse campo de pesquisa.