O USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DO VÍDEO ESCRITORES DE LIBERDADE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9070 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DO VÍDEO ESCRITORES DE LIBERDADE" "resumo" => "O artigo “O Uso das Tecnologias como Instrumento Mediador da Aprendizagem no Ensino da Língua Portuguesa: Uma Análise do Vídeo Escritores da Liberdade”foi elaborado com o objetivo de oportunizar o acesso a inclusão digital promovendo a interação com a Língua Portuguesa. Visto que, os alunos apresentavam dificuldades na interpretação de textos linguísticos e literários, além da acessibilidade aos meios digitais, devido a residirem na zona rural.Para tanto, foi elaborado um questionário semi estruturado seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas para uma população de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio turma “G” do turno noturno.Os dados foram descritos e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Dessa forma, o vídeo desencadeou questionamentos e ações que nortearam um novo fazer pedagógico, integrando aos recursos digitais (como sites, blogs,twiterr, facebook, e-mails e chat) à Língua Portuguesa. O estudo abordou o uso das tecnologias no ensino da Língua Portuguesa, dando destaque à atividade de produção textual nos seus variados gêneros , numa perspectiva de inclusão e acesso do cidadão aos bens culturais e tecnológicos. O resultado favoreceu o desempenho em sala de aula, as relações interpessoais e elevação da autoestima dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LINGUAGEM, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_50_24_idinscrito_654_cdfccb4ca164d586b4068d4ce39edb19.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LINDALVA FREITAS" "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UAA-UNIVERSIDADE AUTÔNIMA DE ASSUNÇÃO- PY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9070 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DO VÍDEO ESCRITORES DE LIBERDADE" "resumo" => "O artigo “O Uso das Tecnologias como Instrumento Mediador da Aprendizagem no Ensino da Língua Portuguesa: Uma Análise do Vídeo Escritores da Liberdade”foi elaborado com o objetivo de oportunizar o acesso a inclusão digital promovendo a interação com a Língua Portuguesa. Visto que, os alunos apresentavam dificuldades na interpretação de textos linguísticos e literários, além da acessibilidade aos meios digitais, devido a residirem na zona rural.Para tanto, foi elaborado um questionário semi estruturado seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas para uma população de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio turma “G” do turno noturno.Os dados foram descritos e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Dessa forma, o vídeo desencadeou questionamentos e ações que nortearam um novo fazer pedagógico, integrando aos recursos digitais (como sites, blogs,twiterr, facebook, e-mails e chat) à Língua Portuguesa. O estudo abordou o uso das tecnologias no ensino da Língua Portuguesa, dando destaque à atividade de produção textual nos seus variados gêneros , numa perspectiva de inclusão e acesso do cidadão aos bens culturais e tecnológicos. O resultado favoreceu o desempenho em sala de aula, as relações interpessoais e elevação da autoestima dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LINGUAGEM, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_50_24_idinscrito_654_cdfccb4ca164d586b4068d4ce39edb19.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LINDALVA FREITAS" "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UAA-UNIVERSIDADE AUTÔNIMA DE ASSUNÇÃO- PY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }