O artigo “O Uso das Tecnologias como Instrumento Mediador da Aprendizagem no Ensino da Língua Portuguesa: Uma Análise do Vídeo Escritores da Liberdade”foi elaborado com o objetivo de oportunizar o acesso a inclusão digital promovendo a interação com a Língua Portuguesa. Visto que, os alunos apresentavam dificuldades na interpretação de textos linguísticos e literários, além da acessibilidade aos meios digitais, devido a residirem na zona rural.Para tanto, foi elaborado um questionário semi estruturado seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas para uma população de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio turma “G” do turno noturno.Os dados foram descritos e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Dessa forma, o vídeo desencadeou questionamentos e ações que nortearam um novo fazer pedagógico, integrando aos recursos digitais (como sites, blogs,twiterr, facebook, e-mails e chat) à Língua Portuguesa. O estudo abordou o uso das tecnologias no ensino da Língua Portuguesa, dando destaque à atividade de produção textual nos seus variados gêneros , numa perspectiva de inclusão e acesso do cidadão aos bens culturais e tecnológicos. O resultado favoreceu o desempenho em sala de aula, as relações interpessoais e elevação da autoestima dos alunos.