Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8720
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014"
    "resumo" => "O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais características relacionadas à educação inclusiva, desenvolvidas nos artigos científicos de ensino de ciências do periódico Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências – RBPEC, no período de 2009 a 2014, e se há uma rede de pesquisa consolidada referente à inclusão. A metodologia utilizada para avaliação e interpretação dos dados é baseada nos princípios e conceitos bibliométricos, além da análise empírico-analítica. O método é o dedutivo. As características analisadas são as seguintes: tema, objetivo, metodologia, instituição de ensino a qual os autores estão vinculados, e as pesquisas desenvolvidas pelos autores. A partir dos 141 artigos observados não é possível mapear uma “rede de pesquisa” voltada para o estudo sobre educação inclusiva. Os resultados não apontam uma concentração de publicações vinculadas a alguma instituição de ensino, e tampouco a algum núcleo ou laboratório de pesquisa. Entretanto, a análise do periódico RBPEC demonstra pouca publicação sobre educação inclusiva, contudo, isso pode não ser a realidade de outros periódicos, conclusão esta que poderá ser verificada se for realizada à análise de outros periódicos Qualis A. A bibliometria em ensino de ciência, portanto, demonstra para o periódico pesquisado, até o momento, que o tema relacionado à educação inclusiva é um campo que ainda pode ser bastante explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_23_37_18_idinscrito_404_74b957b60875531a9474d861bf79a73a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS"
    "autor_email" => "martins.regia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8720
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014"
    "resumo" => "O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais características relacionadas à educação inclusiva, desenvolvidas nos artigos científicos de ensino de ciências do periódico Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências – RBPEC, no período de 2009 a 2014, e se há uma rede de pesquisa consolidada referente à inclusão. A metodologia utilizada para avaliação e interpretação dos dados é baseada nos princípios e conceitos bibliométricos, além da análise empírico-analítica. O método é o dedutivo. As características analisadas são as seguintes: tema, objetivo, metodologia, instituição de ensino a qual os autores estão vinculados, e as pesquisas desenvolvidas pelos autores. A partir dos 141 artigos observados não é possível mapear uma “rede de pesquisa” voltada para o estudo sobre educação inclusiva. Os resultados não apontam uma concentração de publicações vinculadas a alguma instituição de ensino, e tampouco a algum núcleo ou laboratório de pesquisa. Entretanto, a análise do periódico RBPEC demonstra pouca publicação sobre educação inclusiva, contudo, isso pode não ser a realidade de outros periódicos, conclusão esta que poderá ser verificada se for realizada à análise de outros periódicos Qualis A. A bibliometria em ensino de ciência, portanto, demonstra para o periódico pesquisado, até o momento, que o tema relacionado à educação inclusiva é um campo que ainda pode ser bastante explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_23_37_18_idinscrito_404_74b957b60875531a9474d861bf79a73a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS"
    "autor_email" => "martins.regia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais características relacionadas à educação inclusiva, desenvolvidas nos artigos científicos de ensino de ciências do periódico Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências – RBPEC, no período de 2009 a 2014, e se há uma rede de pesquisa consolidada referente à inclusão. A metodologia utilizada para avaliação e interpretação dos dados é baseada nos princípios e conceitos bibliométricos, além da análise empírico-analítica. O método é o dedutivo. As características analisadas são as seguintes: tema, objetivo, metodologia, instituição de ensino a qual os autores estão vinculados, e as pesquisas desenvolvidas pelos autores. A partir dos 141 artigos observados não é possível mapear uma “rede de pesquisa” voltada para o estudo sobre educação inclusiva. Os resultados não apontam uma concentração de publicações vinculadas a alguma instituição de ensino, e tampouco a algum núcleo ou laboratório de pesquisa. Entretanto, a análise do periódico RBPEC demonstra pouca publicação sobre educação inclusiva, contudo, isso pode não ser a realidade de outros periódicos, conclusão esta que poderá ser verificada se for realizada à análise de outros periódicos Qualis A. A bibliometria em ensino de ciência, portanto, demonstra para o periódico pesquisado, até o momento, que o tema relacionado à educação inclusiva é um campo que ainda pode ser bastante explorado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.