EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8720 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1291 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014" "resumo" => "O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais características relacionadas à educação inclusiva, desenvolvidas nos artigos científicos de ensino de ciências do periódico Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências – RBPEC, no período de 2009 a 2014, e se há uma rede de pesquisa consolidada referente à inclusão. A metodologia utilizada para avaliação e interpretação dos dados é baseada nos princípios e conceitos bibliométricos, além da análise empírico-analítica. O método é o dedutivo. As características analisadas são as seguintes: tema, objetivo, metodologia, instituição de ensino a qual os autores estão vinculados, e as pesquisas desenvolvidas pelos autores. A partir dos 141 artigos observados não é possível mapear uma “rede de pesquisa” voltada para o estudo sobre educação inclusiva. Os resultados não apontam uma concentração de publicações vinculadas a alguma instituição de ensino, e tampouco a algum núcleo ou laboratório de pesquisa. Entretanto, a análise do periódico RBPEC demonstra pouca publicação sobre educação inclusiva, contudo, isso pode não ser a realidade de outros periódicos, conclusão esta que poderá ser verificada se for realizada à análise de outros periódicos Qualis A. A bibliometria em ensino de ciência, portanto, demonstra para o periódico pesquisado, até o momento, que o tema relacionado à educação inclusiva é um campo que ainda pode ser bastante explorado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_23_37_18_idinscrito_404_74b957b60875531a9474d861bf79a73a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8720 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1291 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 2009 A 2014" "resumo" => "O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais características relacionadas à educação inclusiva, desenvolvidas nos artigos científicos de ensino de ciências do periódico Qualis A, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências – RBPEC, no período de 2009 a 2014, e se há uma rede de pesquisa consolidada referente à inclusão. A metodologia utilizada para avaliação e interpretação dos dados é baseada nos princípios e conceitos bibliométricos, além da análise empírico-analítica. O método é o dedutivo. As características analisadas são as seguintes: tema, objetivo, metodologia, instituição de ensino a qual os autores estão vinculados, e as pesquisas desenvolvidas pelos autores. A partir dos 141 artigos observados não é possível mapear uma “rede de pesquisa” voltada para o estudo sobre educação inclusiva. Os resultados não apontam uma concentração de publicações vinculadas a alguma instituição de ensino, e tampouco a algum núcleo ou laboratório de pesquisa. Entretanto, a análise do periódico RBPEC demonstra pouca publicação sobre educação inclusiva, contudo, isso pode não ser a realidade de outros periódicos, conclusão esta que poderá ser verificada se for realizada à análise de outros periódicos Qualis A. A bibliometria em ensino de ciência, portanto, demonstra para o periódico pesquisado, até o momento, que o tema relacionado à educação inclusiva é um campo que ainda pode ser bastante explorado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIBLIOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_23_37_18_idinscrito_404_74b957b60875531a9474d861bf79a73a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "LUANA MARTINS" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }