O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: DILEMAS E DESAFIOS NA SALA DE AULA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9006 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 763 "inscrito_id" => 2066 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: DILEMAS E DESAFIOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivos fazer um levantamento da legislação educacional sobre a diversidade sociocultural brasileira, presente nas diretrizes curriculares nacionais e seus desafios para a inclusão de um ensino na sala de aula, voltado às relações étnico-raciais, delimitando-se para o cumprimento da Lei 10.639/2003, atualmente reformulada pela Lei 11.645/2008. Abordaremos os dilemas do ensino de história africana e cultura afro-brasileira, tomando por base, experiências de professores/as relatadas em uma bibliografia sobre ensino de história e cultura afro-brasileira na sala de aula. Abordaremos os resultados de um ensino pautado na diversidade sociocultural brasileira, onde os estudantes negros passaram a ver e viver a cultura afro-brasileira em sua positividade, quando da formação do povo brasileiro. O texto que se segue, será estruturado numa análise bibliográfica que debruçou-se no estudo dos dilemas e desafios do ensino da história afro-brasileira na sala de aula. Estes dilemas referem-se aos próprios professores, que sentem dificuldades em lidar com o tema do negro e seu passado, quanto a aceitação dos estudantes frente à nossa diversidade étnica. Temos como “pares”, em nossa metodologia de pesquisa, a leitura e análise de trabalhos publicados por Lorene Santos, Amílcar Araújo Pereira, Martha Abreu, Rachel Soihet, entre outros, que não nos deixaram entrar sozinhos nessa provocante discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA." "palavra_chave" => "NEGRO, CULTURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_03_28_idinscrito_2066_25763e8601a0fe5ff17f3bcbce112944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DO EGITO NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DO EGITO" "autor_email" => "egito78@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9006 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 763 "inscrito_id" => 2066 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: DILEMAS E DESAFIOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivos fazer um levantamento da legislação educacional sobre a diversidade sociocultural brasileira, presente nas diretrizes curriculares nacionais e seus desafios para a inclusão de um ensino na sala de aula, voltado às relações étnico-raciais, delimitando-se para o cumprimento da Lei 10.639/2003, atualmente reformulada pela Lei 11.645/2008. Abordaremos os dilemas do ensino de história africana e cultura afro-brasileira, tomando por base, experiências de professores/as relatadas em uma bibliografia sobre ensino de história e cultura afro-brasileira na sala de aula. Abordaremos os resultados de um ensino pautado na diversidade sociocultural brasileira, onde os estudantes negros passaram a ver e viver a cultura afro-brasileira em sua positividade, quando da formação do povo brasileiro. O texto que se segue, será estruturado numa análise bibliográfica que debruçou-se no estudo dos dilemas e desafios do ensino da história afro-brasileira na sala de aula. Estes dilemas referem-se aos próprios professores, que sentem dificuldades em lidar com o tema do negro e seu passado, quanto a aceitação dos estudantes frente à nossa diversidade étnica. Temos como “pares”, em nossa metodologia de pesquisa, a leitura e análise de trabalhos publicados por Lorene Santos, Amílcar Araújo Pereira, Martha Abreu, Rachel Soihet, entre outros, que não nos deixaram entrar sozinhos nessa provocante discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA." "palavra_chave" => "NEGRO, CULTURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_03_28_idinscrito_2066_25763e8601a0fe5ff17f3bcbce112944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DO EGITO NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ DO EGITO" "autor_email" => "egito78@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }