o objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de deficiência intelectual no âmbito escolar de contexto inclusivo adotada em artigos científicos nos últimos cinco anos. Especificamente, foi identificar a concepção adotada pelas pesquisas selecionadas; verificar as orientações teórico-metodológicas dos estudos sobre deficiência intelectual no âmbito escolar inclusivo pelas pesquisas selecionadas e investigar a incidência tanto da concepção quanto das orientações teórico-metodológicas adotadas nos artigos científicos. Para isso, lançando mão à metodologia qualitativa, realizamos uma busca de artigos científicos nacionais que abordaram o tema deficiência intelectual no contexto escolar inclusivo, nas bases eletrônicas de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Nos artigos levantados, identificamos que muitos deles adotaram, majoritariamente, a concepção de deficiência intelectual de forma inclusiva, ao passo que outros o adotam por uma concepção de exclusão. Sobre as perspectivas teóricas, verificamos diferentes ópticas de investigação, nas quais prevaleceram o viés sociointeracionista, o construtivismo, o comportamentalismo e o cognitivismo. Destarte, concluímos que a concepção de deficiência intelectual é um fator importante na hora da investigação, tendo em vista que devemos sempre promover a inclusão de pessoas com deficiência. Outrossim, este é um tema que necessita constantes investigações científicas a fim de (re)significarmos a vivência dos sujeitos.