Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

E-books

ISBN: 978-65-86901-87-0

ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA PROPOSTA A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-07-12 14:46:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91613
    "edicao_id" => 252
    "trabalho_id" => 3664
    "inscrito_id" => 12297
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA PROPOSTA A EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "resumo" => "O ensino de Geografia tem como objetivo formar cidadãos críticos e autônomos, que sejam capazes de compreender a produção e organização do espaço no qual estão diretamente envolvidos. Desta forma, ao pensarmos em uma Geografia inclusiva é necessário desenvolver metodologias e estratégias que efetivem de fato o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando assim aos alunos Surdos uma compreensão melhor dos conteúdos geográficos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas que corroboram no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos no ensino básico. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico sendo fundamentado pelos autores que discutem o ensino de Geografia e o processo de ensino aprendizagem de alunos Surdos, dentre os quais: Cavalcanti (2009); Castrogiovanni (2000); Passini; Passini; Malysz (2010); Santana (2007); Quadros (1997), Moran (2000); Fuente e Sampaio (2011); Pena e Sampaio (2011), Brito (2012); Fonseca e Torres (2013); Freitas e Torres (2015); Arruda (2015), Durães e Sampaio (2012); Pena (2010); Rangel (2012); Fernandes (2016) dentre outros. Os resultados indicam que as metodologias e estratégias visuais podem contribuir bastante para a compreensão dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos, criando desta forma condições favoráveis para que promovam a observação, descrição, interpretação e reflexão dos aspectos geográficos nas diversas escalas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12297_TB3664_28082022104235.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:42:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL EMANUEL LEITE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielemanuel1995@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91613
    "edicao_id" => 252
    "trabalho_id" => 3664
    "inscrito_id" => 12297
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA PROPOSTA A EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "resumo" => "O ensino de Geografia tem como objetivo formar cidadãos críticos e autônomos, que sejam capazes de compreender a produção e organização do espaço no qual estão diretamente envolvidos. Desta forma, ao pensarmos em uma Geografia inclusiva é necessário desenvolver metodologias e estratégias que efetivem de fato o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando assim aos alunos Surdos uma compreensão melhor dos conteúdos geográficos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas que corroboram no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos no ensino básico. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico sendo fundamentado pelos autores que discutem o ensino de Geografia e o processo de ensino aprendizagem de alunos Surdos, dentre os quais: Cavalcanti (2009); Castrogiovanni (2000); Passini; Passini; Malysz (2010); Santana (2007); Quadros (1997), Moran (2000); Fuente e Sampaio (2011); Pena e Sampaio (2011), Brito (2012); Fonseca e Torres (2013); Freitas e Torres (2015); Arruda (2015), Durães e Sampaio (2012); Pena (2010); Rangel (2012); Fernandes (2016) dentre outros. Os resultados indicam que as metodologias e estratégias visuais podem contribuir bastante para a compreensão dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos, criando desta forma condições favoráveis para que promovam a observação, descrição, interpretação e reflexão dos aspectos geográficos nas diversas escalas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID12297_TB3664_28082022104235.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:42:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL EMANUEL LEITE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielemanuel1995@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 252
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg"
        "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:46:25"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 252
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg"
        "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:46:25"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 146
                "edicao_id" => 252
                "codigo" => "978-65-86901-87-0"
                "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA CORDEIRO DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n
                  ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n
                  ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n
                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
                  DAIANE SILVA MENDES DE FRAN&Ccedil;A (UFFJ)<br />\r\n
                  DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n
                  EDILENE DAYSE ARA&Uacute;JO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UFLO)<br />\r\n
                  JANA&Iacute;NA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n
                  JOICE GON&Ccedil;ALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n
                  JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PIT&Aacute;GORAS)<br />\r\n
                  NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n
                  SHELEY CRISTINA CORR&Ecirc;A DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n
                  SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf"
                "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:46:25"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 146
                "edicao_id" => 252
                "codigo" => "978-65-86901-87-0"
                "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA CORDEIRO DE MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n
                  ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n
                  ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n
                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
                  DAIANE SILVA MENDES DE FRAN&Ccedil;A (UFFJ)<br />\r\n
                  DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n
                  EDILENE DAYSE ARA&Uacute;JO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UFLO)<br />\r\n
                  JANA&Iacute;NA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n
                  JOICE GON&Ccedil;ALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n
                  JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PIT&Aacute;GORAS)<br />\r\n
                  NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n
                  SHELEY CRISTINA CORR&Ecirc;A DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n
                  SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf"
                "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:46:25"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O ensino de Geografia tem como objetivo formar cidadãos críticos e autônomos, que sejam capazes de compreender a produção e organização do espaço no qual estão diretamente envolvidos. Desta forma, ao pensarmos em uma Geografia inclusiva é necessário desenvolver metodologias e estratégias que efetivem de fato o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando assim aos alunos Surdos uma compreensão melhor dos conteúdos geográficos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas que corroboram no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos no ensino básico. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico sendo fundamentado pelos autores que discutem o ensino de Geografia e o processo de ensino aprendizagem de alunos Surdos, dentre os quais: Cavalcanti (2009); Castrogiovanni (2000); Passini; Passini; Malysz (2010); Santana (2007); Quadros (1997), Moran (2000); Fuente e Sampaio (2011); Pena e Sampaio (2011), Brito (2012); Fonseca e Torres (2013); Freitas e Torres (2015); Arruda (2015), Durães e Sampaio (2012); Pena (2010); Rangel (2012); Fernandes (2016) dentre outros. Os resultados indicam que as metodologias e estratégias visuais podem contribuir bastante para a compreensão dos conteúdos geográficos para os alunos Surdos, criando desta forma condições favoráveis para que promovam a observação, descrição, interpretação e reflexão dos aspectos geográficos nas diversas escalas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.