O presente artigo faz uma breve discussão sobre alguns desenhos realizados por crianças e adolescentes do concurso arte-livre de 2014, cujo tema abordou o trabalho infantil. O objetivo é discutir o protagonismo de crianças e adolescentes na construção do saber sobre o tema trabalho infantil. Sendo assim, foram feitas análises, discussões e leituras sobre a participação das crianças e adolescentes e a valorização do seu papel como ser protagonista. Essas obras realizadas pelo público infanto-adolescente cumpri um papel importante na formação de mundo e posicionamento de visão, onde acaba sendo avaliado e julgado, mas que deixam legados para as próximas gerações. As leituras para embasamento teórico-metodológico se deram a partir de PRIORE, 1999; ARANHA, 2010; AMORIM, 2020; PAGANINI, 2020; CHAMBOULEYRON, 2011 e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990). Foram analisados cinco desenhos que manifestaram através da leitura realizada impressões da realidade de vida dos participantes do concurso, uma vez que os infantes retrataram através das expressões artísticas como o desenho seus sentimentos. O resultado a partir das análises apontam que essa vivência/experiência deixa marcas de vida posta no papel sobre uma realidade do cotidiano a partir de discursos sociais como o racismo, uma vez que a temática proposta à reflexão sobre o combate ao trabalho infantil atravessa cultura, estrutura e opressão.