O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que faz parte de uma tese de doutorado em andamento sobre a construção da subjetividade de um aluno surdo bimodal. Desta forma, propomos como objetivo investigar sobre a prática bimodal na educação dos surdos a partir da concepção de bimodalismo e bimodalidade, com foco principal na bimodalidade como mescla linguística presente tanto no contexto familiar como escolar da pessoa surda. Para elaboração da presente revisão de literatura buscamos analisar os trabalhos sobre bimodalismo disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da Capes, e os artigos sobre bimodalidade ou surdo bimodal disponíveis pelo banco de dados da rede de revistas acadêmicas Redalyc. Os trabalhos analisados são de 1998 a 2014, e ajudam a compor um cenário sobre a educação dos surdos, bem como os desafios educacionais e linguísticos com relação a esse grupo. Nesse sentido são apresentados aspectos sobre a prática bimodal nas relações familiares e na leitura e escrita, sendo também, abordadas questões que vão além da linguagem em uso com relação ao sucesso ou fracasso escolar de surdos.