BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
"2022-07-12 14:46:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91602 "edicao_id" => 252 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 13664 "titulo" => "BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que faz parte de uma tese de doutorado em andamento sobre a construção da subjetividade de um aluno surdo bimodal. Desta forma, propomos como objetivo investigar sobre a prática bimodal na educação dos surdos a partir da concepção de bimodalismo e bimodalidade, com foco principal na bimodalidade como mescla linguística presente tanto no contexto familiar como escolar da pessoa surda. Para elaboração da presente revisão de literatura buscamos analisar os trabalhos sobre bimodalismo disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da Capes, e os artigos sobre bimodalidade ou surdo bimodal disponíveis pelo banco de dados da rede de revistas acadêmicas Redalyc. Os trabalhos analisados são de 1998 a 2014, e ajudam a compor um cenário sobre a educação dos surdos, bem como os desafios educacionais e linguísticos com relação a esse grupo. Nesse sentido são apresentados aspectos sobre a prática bimodal nas relações familiares e na leitura e escrita, sendo também, abordadas questões que vão além da linguagem em uso com relação ao sucesso ou fracasso escolar de surdos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13664_TB1616_12072022094454.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUZILAINE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEUZILAINE" "autor_email" => "cleuzilaine@ufsj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91602 "edicao_id" => 252 "trabalho_id" => 1616 "inscrito_id" => 13664 "titulo" => "BIMODALIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A PRÁTICA BIMODAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que faz parte de uma tese de doutorado em andamento sobre a construção da subjetividade de um aluno surdo bimodal. Desta forma, propomos como objetivo investigar sobre a prática bimodal na educação dos surdos a partir da concepção de bimodalismo e bimodalidade, com foco principal na bimodalidade como mescla linguística presente tanto no contexto familiar como escolar da pessoa surda. Para elaboração da presente revisão de literatura buscamos analisar os trabalhos sobre bimodalismo disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da Capes, e os artigos sobre bimodalidade ou surdo bimodal disponíveis pelo banco de dados da rede de revistas acadêmicas Redalyc. Os trabalhos analisados são de 1998 a 2014, e ajudam a compor um cenário sobre a educação dos surdos, bem como os desafios educacionais e linguísticos com relação a esse grupo. Nesse sentido são apresentados aspectos sobre a prática bimodal nas relações familiares e na leitura e escrita, sendo também, abordadas questões que vão além da linguagem em uso com relação ao sucesso ou fracasso escolar de surdos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13664_TB1616_12072022094454.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUZILAINE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEUZILAINE" "autor_email" => "cleuzilaine@ufsj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 252 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "logo" => null "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 252 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "logo" => null "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 146 "edicao_id" => 252 "codigo" => "978-65-86901-87-0" "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA CORDEIRO DE MELO """ "conselho_editorial" => """ AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n DAIANE SILVA MENDES DE FRANÇA (UFFJ)<br />\r\n DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UFLO)<br />\r\n JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n JOICE GONÇALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PITÁGORAS)<br />\r\n NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n SHELEY CRISTINA CORRÊA DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT) """ "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf" "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 146 "edicao_id" => 252 "codigo" => "978-65-86901-87-0" "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA CORDEIRO DE MELO """ "conselho_editorial" => """ AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n DAIANE SILVA MENDES DE FRANÇA (UFFJ)<br />\r\n DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UFLO)<br />\r\n JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n JOICE GONÇALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PITÁGORAS)<br />\r\n NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n SHELEY CRISTINA CORRÊA DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT) """ "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf" "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }