Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

E-books

ISBN: 978-65-86901-87-0

NA TRILHA DA INCLUSÃO

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n
                  ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n
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                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
                  DAIANE SILVA MENDES DE FRAN&Ccedil;A (UFFJ)<br />\r\n
                  DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n
                  EDILENE DAYSE ARA&Uacute;JO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UFLO)<br />\r\n
                  JANA&Iacute;NA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n
                  JOICE GON&Ccedil;ALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n
                  JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PIT&Aacute;GORAS)<br />\r\n
                  NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n
                  SHELEY CRISTINA CORR&Ecirc;A DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n
                  SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n
                  ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n
                  ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n
                  CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n
                  CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n
                  DAIANE SILVA MENDES DE FRAN&Ccedil;A (UFFJ)<br />\r\n
                  DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n
                  EDILENE DAYSE ARA&Uacute;JO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UFLO)<br />\r\n
                  JANA&Iacute;NA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
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                  JOICE GON&Ccedil;ALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n
                  JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PIT&Aacute;GORAS)<br />\r\n
                  NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Uma prática pedagógica pode (ou não) impactar positivamente a comunidade escolar, é utilizando a brincadeira como um dos recursos didático-pedagógicos, que é possível trabalhar o conceito de inclusão social na comunidade escolar. A prática da inclusão social pode começar em qualquer lugar, a escola por sua vez, como espaço formador pode proporcionar discussões desta magnitude com impacto significativo. E por que não fazer brincando?! Trazemos um relato de experiência, do projeto “Inclusão: a parte que me falta”, vivenciado durante a semana da pessoa com deficiência do corrente ano, numa Escola da Rede Estadual de Pernambuco, localizada na grande Recife. À luz de Sassaki (2009) e Mendes (2017) discorremos sobre os conceitos de inclusão da pessoa com deficiência, embasados nas propostas da BNCC (2017), que aborda a temática como tema transversal a ser vivenciado na grade curricular do ensino médio. O objetivo deste trabalho é conscientizar estudantes, professores, família e funcionários da instituição educacional acerca da importância da inclusão social de pessoas com deficiência na comunidade escolar. Pesquisa de caráter qualitativo com delineamento descritivo, e, com base nos dados coletados, inferimos que a temática da inclusão, quando trabalhada de forma transversal, reflete nas interações diárias uma postura de auto reflexão da prática inclusiva.

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