A artigo é intitulada “O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e seus liames para uma formação docente libertadora”. Sendo assim, o interesse por esse tema surgiu a partir da percepção da necessidade de uma escola menos violenta e com mais respeito. Diante do exposto busca-se analisar as propostas trazidas pelo PNDEH e suas relações com a formação docente, e formação essa que liberte das amarras das forças hegemônicas, sendo esse docente preparado para a propagação de ideias libertadoras. Para fundamentá-la teoricamente serão usados documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal e alguns autores que tratam sobre questões ligadas a educação como FREIRE (1996); MORIN (2011); TARDIF (2014), entre outros. Sendo assim, no caso presente, apresentamos um artigo de reflexão, a partir de estudos de cunho bibliográfico e baseada na análise documental, tendo o método dialético na perspectiva do materialismo histórico como o mais propício, haja vista proporcionar o confronto entre a educação que temos e a que se faz necessária para a omnilateralidade da formação do cidadão. Através da discussão sobre a temática proposta, novas ideias e práticas surgirão como arcabouço para novas relações no interior da escola.