O livro didático é considerado ainda hoje como o principal recurso no cenário da educação brasileira, conforme apontam diversas pesquisas já realizadas. Neste sentido, nosso objetivo é refletirmos sobre os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo segmento, levando em conta as especificidades dos sujeitos que compõem essa modalidade de ensino. Dessa forma, selecionamos três pesquisas, que analisaram os livros didáticos destinados a essa modalidade de ensino antes da implementação do Programa Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA 2011), e uma pesquisa realizada pós implementação do referido programa. A abordagem metodológica que orientou a pesquisa, em função da própria natureza do objeto e da escolha teórica, é de natureza qualitativa. Assim sendo, realizamos uma análise qualitativa dos dados, tendo como referência os objetivos que orientaram as etapas de coleta de dados, que estão pautados na pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados apontaram para a incipiência de pesquisas com o foco nos livros didáticos (LDs) destinados ao segmento de ensino em questão e que os títulos produzidos pelo mercado editorial, antes do PNLD EJA, compreendiam um número reduzido. Além disso, algumas coleções apresentavam, em sua configuração, uma junção de volumes que correspondiam às coleções destinadas ao ensino regular, que é caracterizado pela seriação tradicional. E no que tange à análise dos LDs aprovados pelo referido programa, foi possível perceber uma preocupação em atender, entre os vários critérios de avaliação estabelecidos por ele, e já postulados pelos documentos oficiais, às singularidades dos sujeitos da EJA. Isto nos aponta, então, para relevância e importância da continuidade do programa já mencionado.