LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUAIS AS ESPECIFICIDADES?
"2022-07-12 14:47:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91558 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 2888 "inscrito_id" => 15191 "titulo" => "LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUAIS AS ESPECIFICIDADES?" "resumo" => "O livro didático é considerado ainda hoje como o principal recurso no cenário da educação brasileira, conforme apontam diversas pesquisas já realizadas. Neste sentido, nosso objetivo é refletirmos sobre os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo segmento, levando em conta as especificidades dos sujeitos que compõem essa modalidade de ensino. Dessa forma, selecionamos três pesquisas, que analisaram os livros didáticos destinados a essa modalidade de ensino antes da implementação do Programa Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA 2011), e uma pesquisa realizada pós implementação do referido programa. A abordagem metodológica que orientou a pesquisa, em função da própria natureza do objeto e da escolha teórica, é de natureza qualitativa. Assim sendo, realizamos uma análise qualitativa dos dados, tendo como referência os objetivos que orientaram as etapas de coleta de dados, que estão pautados na pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados apontaram para a incipiência de pesquisas com o foco nos livros didáticos (LDs) destinados ao segmento de ensino em questão e que os títulos produzidos pelo mercado editorial, antes do PNLD EJA, compreendiam um número reduzido. Além disso, algumas coleções apresentavam, em sua configuração, uma junção de volumes que correspondiam às coleções destinadas ao ensino regular, que é caracterizado pela seriação tradicional. E no que tange à análise dos LDs aprovados pelo referido programa, foi possível perceber uma preocupação em atender, entre os vários critérios de avaliação estabelecidos por ele, e já postulados pelos documentos oficiais, às singularidades dos sujeitos da EJA. Isto nos aponta, então, para relevância e importância da continuidade do programa já mencionado." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15191_TB2888_29112022094327.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SULANITA BANDEIRA DA CRUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "SULANITA" "autor_email" => "sulanita.santos@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91558 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 2888 "inscrito_id" => 15191 "titulo" => "LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUAIS AS ESPECIFICIDADES?" "resumo" => "O livro didático é considerado ainda hoje como o principal recurso no cenário da educação brasileira, conforme apontam diversas pesquisas já realizadas. Neste sentido, nosso objetivo é refletirmos sobre os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo segmento, levando em conta as especificidades dos sujeitos que compõem essa modalidade de ensino. Dessa forma, selecionamos três pesquisas, que analisaram os livros didáticos destinados a essa modalidade de ensino antes da implementação do Programa Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA 2011), e uma pesquisa realizada pós implementação do referido programa. A abordagem metodológica que orientou a pesquisa, em função da própria natureza do objeto e da escolha teórica, é de natureza qualitativa. Assim sendo, realizamos uma análise qualitativa dos dados, tendo como referência os objetivos que orientaram as etapas de coleta de dados, que estão pautados na pesquisa bibliográfica realizada. Os resultados apontaram para a incipiência de pesquisas com o foco nos livros didáticos (LDs) destinados ao segmento de ensino em questão e que os títulos produzidos pelo mercado editorial, antes do PNLD EJA, compreendiam um número reduzido. Além disso, algumas coleções apresentavam, em sua configuração, uma junção de volumes que correspondiam às coleções destinadas ao ensino regular, que é caracterizado pela seriação tradicional. E no que tange à análise dos LDs aprovados pelo referido programa, foi possível perceber uma preocupação em atender, entre os vários critérios de avaliação estabelecidos por ele, e já postulados pelos documentos oficiais, às singularidades dos sujeitos da EJA. Isto nos aponta, então, para relevância e importância da continuidade do programa já mencionado." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15191_TB2888_29112022094327.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SULANITA BANDEIRA DA CRUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "SULANITA" "autor_email" => "sulanita.santos@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }