Artigo CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

E-books

ISBN: 978-65-86901-88-7

A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-07-12 14:47:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91557
    "edicao_id" => 253
    "trabalho_id" => 2666
    "inscrito_id" => 10886
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA"
    "resumo" => "Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10886_TB2666_30112022094702.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:41:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEÍNE DE O VALIDO"
    "autor_nome_curto" => "Janeíne"
    "autor_email" => "janegeo1985@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91557
    "edicao_id" => 253
    "trabalho_id" => 2666
    "inscrito_id" => 10886
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA"
    "resumo" => "Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10886_TB2666_30112022094702.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:41:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEÍNE DE O VALIDO"
    "autor_nome_curto" => "Janeíne"
    "autor_email" => "janegeo1985@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 253
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
        "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 253
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas"
        "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg"
        "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 147
                "edicao_id" => 253
                "codigo" => "978-65-86901-88-7"
                "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ELISABETE CARLOS DO VALE
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n
                  CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO &nbsp;<br />\r\n
                  CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n
                  JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n
                  MARIA EUR&Aacute;CIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO BRASIL GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  MOACIR DE SOUZA J&Uacute;NIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  RONY PEREIRA LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf"
                "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 147
                "edicao_id" => 253
                "codigo" => "978-65-86901-88-7"
                "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ELISABETE CARLOS DO VALE
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n
                  CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO &nbsp;<br />\r\n
                  CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n
                  JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n
                  MARIA EUR&Aacute;CIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO BRASIL GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  MOACIR DE SOUZA J&Uacute;NIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  RONY PEREIRA LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf"
                "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:07"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.