Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire.