A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA
"2022-07-12 14:47:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91557 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 10886 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA" "resumo" => "Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10886_TB2666_30112022094702.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEÍNE DE O VALIDO" "autor_nome_curto" => "Janeíne" "autor_email" => "janegeo1985@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91557 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 10886 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO MÉTODO PAULO FREIRE NA OFERTA DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EJA/PROEJA" "resumo" => "Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, sempre colocou a Educação como sinônimo de emancipação. Acreditava que a única forma de tornar o povo livre era através da educação libertadora, porém, para a educação alcançar esse objetivo, se faz necessário condiciona-la como uma ação integrada ao povo e não apenas ofertada para o povo (FREIRE, 2011). Para a promoção de uma sociedade agente de sua própria história, Freire reconhecia que era fundamental a implementação de uma educação reflexiva, crítica e libertadora, trazendo o discernimento para a efetivação de escolhas éticas e cidadãs (ALMEIDA; FONTENELE; FREITAS, 2021). Os Temas Contemporâneos Transversais no contexto educacional, são aquelas temáticas que não estão inseridas a nenhuma área do conhecimento especifica, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes abordá-los em seus componentes curriculares. Relacionados ao conteúdo, são os temas que atendem às necessidades da sociedade contemporânea, que são intensamente experimentados pela sociedade, pelas comunidades mais carentes, pelas famílias, pelos estudantes e educadores diariamente e que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. O artigo contempla as contribuições de Paulo Freire voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, sendo fundamentada nos seguintes autores: FREIRE, GADOTTI, SAVIANI, entre outros de relevância. O objetivo relacionar a influência de Freire e as suas contribuições para a EJA/PROEJA na aplicação dos Temas Contemporâneos Transversais. A partir da pesquisa chegou-se à conclusão que Os Temas Contemporâneos Transversais se forem adotados, podem abrir diversos debates e reflexões, coadjuvar para uma educação e uma formação significativa, educar para o mundo, o de formar cidadãos, seres humanos generosos, justos, conscientes de que seu papel é de contribuir para uma sociedade com mais equidade, relacionando essa prática ao que foi proposto por Freire." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10886_TB2666_30112022094702.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEÍNE DE O VALIDO" "autor_nome_curto" => "Janeíne" "autor_email" => "janegeo1985@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }