Este trabalho traz para a discussão a presença das mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade em que os alunos e alunas são pessoas que retornam à escola após algum tempo, pois, pelas circunstâncias da vida, tiveram que abandonar a escolarização. O objetivo é apresentar na perspectiva de duas mulheres, uma gestora e uma aluna egressa, a importância da educação e de uma unidade escolar voltada para o público específico da EJA, além disso verificar se há relação com a vivência dos alunos da modalidade, em grande parte, trabalhadores e se aponta limites e possibilidades da relação entre a educação e o mundo na atualidade. Foram entrevistadas duas mulheres do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Almira Amorim e Silva no munícipio de Cuiabá – MT, sendo uma ex-diretora e uma aluna egressa. As entrevistas abarcaram informações sobre as dificuldades no estudo, a evasão escolar, o retorno aos estudos e a gestão de uma unidade escolar voltada para a EJA na perspectiva de uma mulher. A pesquisa foi desenvolvida por dois professores de Geografia, desta maneira, no levantamento de dados e nas análises também aparecem a busca de elementos que possam associar as questões levantadas com o ensino do componente curricular Geografia. Para amparar a análise recorreu-se a autores como Arroyo, Freire, Louro, Saffioti e Santos, entre outros. Após a análise das entrevistas à luz do referencial bibliográfico pode-se concluir que a questão de gênero impera na continuidade dos estudos pelas mulheres, grande parte das condições de suas vidas influenciam na evasão escolar. Por outro lado, ficou nítido como é importante uma instituição voltada para a educação específica aos trabalhadores e trabalhadoras e que a EJA se caracteriza como um elemento do empoderamento feminino para as que conseguem retornar ao ambiente escolar.