RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar as principais ações que são desenvolvidas na prática educacional da educação de jovens e adultos da (EJA) Campo no fortalecimento das escolas e da comunidade do município de Passira -PE. A pesquisa contou com a participação de professores dos anos iniciais e finais da educação básica que atuam nas turmas da educação do campo. Turmas essas que são localizadas nas comunidades campesinas com apoio dos movimentos sociais como :O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiar do Estado de Pernambuco. (FETAPE) e os movimentos QUILOMBOLAS. Os principais desafios encontrados na educação da EJA Campo nos dias atuais, dentre os quais destacam-se: A evasão escolar, ocorrendo com grande frequência. O currículo que precisa ser adequado com as modalidades de ensino. Além destes desafios que acarretam as dificuldades de trabalhos para os professores da EJA, também contamos com a falta de recursos tecnológicos em meio a pandemia da covid-19 nos últimos anos. Optou-se por uma metodologia com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e de campo, através de um questionário semiestruturado utilizando as redes sociais como Google Meet e zap com a intervenção dos professores.