O presente texto busca apresentar os resultados do estudo a respeito do papel do professor da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI, diante das marcantes mudanças no modelo educacional da Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED. Problematiza a formação continuada de professores a partir da reflexão da prática docente, com foco no currículo crítico. Aponta as transformações ocorridas na formação continuada de professores que passou a priorizar o empreendedorismo como principal articulador da EJAI. Aborda aspectos das Orientações Curriculares da modalidade de ensino, documento lançado pela SEMED, referente a formação continuada de professores e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, estabelecendo um contraponto com o atual modelo educacional da instituição e a proposta anterior. Debate a respeito das contradições entre a proposta de educação empreendedora e as Orientações Curriculares da EJAI elaboradas pela secretaria, que se baseiam nos pressupostos freirianos. A metodologia baseou-se na análise dos documentos oficiais da instituição/ SEMED e na base legal nacional. Os resultados apontaram uma séria contradição diante dos princípios das Orientações Curriculares e a educação empreendedora. O modelo educacional atual para a EJAI, defendido pela SEMED corrobora com a educação bancária, desfavorecendo a educação crítica, emancipatória, dialógica e libertadora. Ademais, impossibilita a construção do pensamento crítico de estudantes e professores.