Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os conteúdos, em geral, são tratados de forma conteudista, priorizando a transmissão de saberes. Diante desta realidade, o professor é desafiado a promover estratégias de ensino que motivem os estudantes a participar do processo de aprendizagem. Nesse estudo, o fanzine representou a estratégia pedagógica chave por meio da qual os mesmos expressaram, de forma textual ou artística, os conhecimentos apreendidos, utilizando metodologias ativas. O estudo teve como objetivo construir conhecimentos científicos sobre os impactos ambientais antrópicos, utilizando modalidades didáticas diferenciadas e o “fanzine” como expressão de aprendizagem. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo foi desenvolvida seguindo a abordagem participante. Foram envolvidos vinte estudantes da modalidade EJA, numa Escola Pública do Agreste Pernambucano. As atividades didático-pedagógicas foram mediadas por ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na perspectiva da produção do zine. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da observação participante, registro em cadernos de anotações, em aulas e debates interpretados à luz da análise de conteúdo de Bardin. Foram produzidos 20 fanzines com aprofundamento teórico nas questões ambientais como: poluição, degradação ambiental, impactos ambientais e sustentabilidade. A sistematização das atividades desenvolvidas durante a pesquisa despertou o senso de corresponsabilidade socioambiental, fortalecendo a autonomia, criticidade, interdisciplinaridade, comunicação e a construção de novos valores a partir da convivência com o meio ambiente.