As frequentes discussões no campo da Educação Física apontam novos rumos, não só para as peculiaridades do componente curricular, como também em busca de rever o papel desse docente face ao “novo” contexto em que o mesmo se vê inserido, ou seja, a sua atuação junto ao PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). A Educação Física é muito mais que simples prática de esportes, é uma oportunidade de vivência em grupo, socialização, prática de ética e moral, companheirismo, cidadania, entre outros valores que a mesma pode incentivar e até desenvolver. Neste sentido, este artigo tem como tema a Educação Física como perspectiva de melhoria na qualidade de vida do estudante no PROEJA. Esta análise nos dará possíveis contribuições do componente curricular ao PROEJA, além de nos proporcionar uma reflexão a cerca dessa contribuição possibilitando-nos ter uma ampla visão deste tema. Assim, pode-se entender que no PROEJA o papel da Educação Física, seja de compreender, discutir, e propor juntamente com os jovens e adultos os valores e significados que estão por trás das práticas corporais e como a Educação Física pode melhorar a qualidade de vida desse público, trazendo uma significativa contribuição para o PROEJA e seus estudantes, evidenciando as múltiplas possibilidades da Educação Física. O objetivo deste estudo é analisar o ensino da Educação Física no PROEJA como perspectiva de melhoria na qualidade de vida, destacando os pontos em que a Educação Física pode ser fundamental na Educação de Jovens e Adultos e evidenciar a contribuição que o componente curricular pode fornecer para os estudantes.