O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA COMO PERSPECTIVA DE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA
"2022-07-12 14:47:07" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91559 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 3750 "inscrito_id" => 9936 "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA COMO PERSPECTIVA DE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA" "resumo" => "As frequentes discussões no campo da Educação Física apontam novos rumos, não só para as peculiaridades do componente curricular, como também em busca de rever o papel desse docente face ao “novo” contexto em que o mesmo se vê inserido, ou seja, a sua atuação junto ao PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). A Educação Física é muito mais que simples prática de esportes, é uma oportunidade de vivência em grupo, socialização, prática de ética e moral, companheirismo, cidadania, entre outros valores que a mesma pode incentivar e até desenvolver. Neste sentido, este artigo tem como tema a Educação Física como perspectiva de melhoria na qualidade de vida do estudante no PROEJA. Esta análise nos dará possíveis contribuições do componente curricular ao PROEJA, além de nos proporcionar uma reflexão a cerca dessa contribuição possibilitando-nos ter uma ampla visão deste tema. Assim, pode-se entender que no PROEJA o papel da Educação Física, seja de compreender, discutir, e propor juntamente com os jovens e adultos os valores e significados que estão por trás das práticas corporais e como a Educação Física pode melhorar a qualidade de vida desse público, trazendo uma significativa contribuição para o PROEJA e seus estudantes, evidenciando as múltiplas possibilidades da Educação Física. O objetivo deste estudo é analisar o ensino da Educação Física no PROEJA como perspectiva de melhoria na qualidade de vida, destacando os pontos em que a Educação Física pode ser fundamental na Educação de Jovens e Adultos e evidenciar a contribuição que o componente curricular pode fornecer para os estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9936_TB3750_04092022111610.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "ARLENE" "autor_email" => "arlene.duarte@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91559 "edicao_id" => 253 "trabalho_id" => 3750 "inscrito_id" => 9936 "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA COMO PERSPECTIVA DE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA" "resumo" => "As frequentes discussões no campo da Educação Física apontam novos rumos, não só para as peculiaridades do componente curricular, como também em busca de rever o papel desse docente face ao “novo” contexto em que o mesmo se vê inserido, ou seja, a sua atuação junto ao PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). A Educação Física é muito mais que simples prática de esportes, é uma oportunidade de vivência em grupo, socialização, prática de ética e moral, companheirismo, cidadania, entre outros valores que a mesma pode incentivar e até desenvolver. Neste sentido, este artigo tem como tema a Educação Física como perspectiva de melhoria na qualidade de vida do estudante no PROEJA. Esta análise nos dará possíveis contribuições do componente curricular ao PROEJA, além de nos proporcionar uma reflexão a cerca dessa contribuição possibilitando-nos ter uma ampla visão deste tema. Assim, pode-se entender que no PROEJA o papel da Educação Física, seja de compreender, discutir, e propor juntamente com os jovens e adultos os valores e significados que estão por trás das práticas corporais e como a Educação Física pode melhorar a qualidade de vida desse público, trazendo uma significativa contribuição para o PROEJA e seus estudantes, evidenciando as múltiplas possibilidades da Educação Física. O objetivo deste estudo é analisar o ensino da Educação Física no PROEJA como perspectiva de melhoria na qualidade de vida, destacando os pontos em que a Educação Física pode ser fundamental na Educação de Jovens e Adultos e evidenciar a contribuição que o componente curricular pode fornecer para os estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9936_TB3750_04092022111610.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:41:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "ARLENE" "autor_email" => "arlene.duarte@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 253 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT12" "logo" => null "capa" => "63d7c00815d4d_30012023100304.jpg" "timbrado" => "62cdb39b61318_12072022144707.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 147 "edicao_id" => 253 "codigo" => "978-65-86901-88-7" "capa" => "63d7c008188f9_30012023100304.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ELISABETE CARLOS DO VALE """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA MORAIS COSTA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ (UFES)<br />\r\n CAROLINA COIMBRA DE CARVALHO <br />\r\n CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA (UFMA)<br />\r\n JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS (UNEB)<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS (UNIESP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE ANDALUZIA - ESPANHA)<br />\r\n MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE (UFRB)<br />\r\n MAURÍCIO BRASIL GOMES <br />\r\n MOACIR DE SOUZA JÚNIOR (INSTITUTO AGROPOLOS DO CEARÁ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n RONY PEREIRA LEAL <br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACARIO (UEPB) """ "ficha_catalografica" => "63d7c008191da_30012023100304.pdf" "arquivo" => "30012023100239-CONEDU---GT-12.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:07" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:40" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }