O NÍVEL DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NAS CIÊNCIAS EXATAS E SUA RELAÇÃO COM O ENEM
"2022-07-12 14:47:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91547 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 3693 "inscrito_id" => 16133 "titulo" => "O NÍVEL DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NAS CIÊNCIAS EXATAS E SUA RELAÇÃO COM O ENEM" "resumo" => "Recentemente, temos visto surgir o debate de como um número alto de estudantes tem concluído o Ensino Médio e chegado ao Ensino Superior com um nível indesejado em Matemática. Essa alarmante carência percebida pelos professores em seus alunos é reflexo imediato das falhas e dos erros presentes em sua formação durante o Ensino Médio, e essa defasagem interfere diretamente na forma como esses alunos irão se inserir no Ensino Superior. No entanto, essa falha apresentada pelos alunos está estreitamente relacionada com a prova mais famosa do país, e principal porta de entrada para as universidades, o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. A fim de expandir esse debate objetivamos através desta pesquisa elucidar a influência que o ENEM exerce sobre as escolas brasileiras assim como exerce nos próprios estudantes que irão prestar a prova. Em sequência, ao comparar as questões presentes na prova de Matemática do ENEM realizado em 2021 com livros didáticos do Ensino Fundamental, escritos por autores renomados, buscamos ampliar o questionamento acerca do nível necessário para resolver as questões presentes na prova. Seria mesmo o ENEM uma prova com conteúdos do Ensino Médio? Ou seria possível resolver a prova sendo um aluno do Ensino Fundamental? Por fim, buscamos debater com professores de disciplinas de Matemática dos cursos de exatas do Ensino Superior como esse déficit dos alunos tem atrapalhado seus desempenhos na graduação e como essa influência do ENEM pode ser negativa a curto e longo prazo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID16133_TB3693_15082022200857.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:40:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDO NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROMILDO NASCIME" "autor_email" => "romildo.nascimento.lima@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91547 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 3693 "inscrito_id" => 16133 "titulo" => "O NÍVEL DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NAS CIÊNCIAS EXATAS E SUA RELAÇÃO COM O ENEM" "resumo" => "Recentemente, temos visto surgir o debate de como um número alto de estudantes tem concluído o Ensino Médio e chegado ao Ensino Superior com um nível indesejado em Matemática. Essa alarmante carência percebida pelos professores em seus alunos é reflexo imediato das falhas e dos erros presentes em sua formação durante o Ensino Médio, e essa defasagem interfere diretamente na forma como esses alunos irão se inserir no Ensino Superior. No entanto, essa falha apresentada pelos alunos está estreitamente relacionada com a prova mais famosa do país, e principal porta de entrada para as universidades, o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. A fim de expandir esse debate objetivamos através desta pesquisa elucidar a influência que o ENEM exerce sobre as escolas brasileiras assim como exerce nos próprios estudantes que irão prestar a prova. Em sequência, ao comparar as questões presentes na prova de Matemática do ENEM realizado em 2021 com livros didáticos do Ensino Fundamental, escritos por autores renomados, buscamos ampliar o questionamento acerca do nível necessário para resolver as questões presentes na prova. Seria mesmo o ENEM uma prova com conteúdos do Ensino Médio? Ou seria possível resolver a prova sendo um aluno do Ensino Fundamental? Por fim, buscamos debater com professores de disciplinas de Matemática dos cursos de exatas do Ensino Superior como esse déficit dos alunos tem atrapalhado seus desempenhos na graduação e como essa influência do ENEM pode ser negativa a curto e longo prazo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID16133_TB3693_15082022200857.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:40:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDO NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROMILDO NASCIME" "autor_email" => "romildo.nascimento.lima@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }