Artigo CONEDU - Educação Matemática

E-books

ISBN: 978-65-86901-69-6

PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2011-2021)

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
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                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
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                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
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                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção acadêmica em Etnomatemática, com foco na sala de aula. A pesquisa contemplou a seguinte questão: Quais dimensões têm sido privilegiadas na produção acadêmica em Etnomatemática com foco na sala de aula. O referencial teórico utilizado consistiu nos pressupostos de Sanchez Gamboa (2001), acerca da pesquisa epistemológica e D’Ambrosio (2005) sobre Etnomatemática, dentre outros. A pesquisa teve abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental. A base para a coleta de dados foi Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a consulta, foram utilizados os descritores Etnomatemática e ensino, com um recorte temporal de 10 anos (2011 a 2021). Na primeira etapa de busca foram identificados 152 trabalhos. Após as leituras dos resumos foram selecionados como corpus de pesquisa 56 trabalhos que apesentavam propostas didáticas desenvolvidas em sala de aula, com foco na Etnomatemática, que foram lidos integralmente. Com relação ao nível de ensino, 3 pesquisas foram desenvolvidas na etapa da Educação Infantil; 31 no Ensino Fundamental; 20 no Ensino Médio; 1 no Ensino Superior; e 1 em curso profissionalizante. As dimensões da produção acadêmica em Etnomatemática, com foco em propostas didáticas foram categorizadas em: (1) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (2) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (3) Conhecimentos de determinados grupos aplicados em sala de aula; (4) Impacto de um contexto específico. Foram observados entrecruzamentos teórico-metodológicos nas pesquisas da Etnomatemática com Jogos de Linguagem; Educação Matemática Crítica; História da Matemática; Modelagem matemática; Resolução de problemas; Investigação matemática; Educação especial; e Uso de tecnologias. As conclusões do estudo apontam para uma dicotomia entre a origem do conhecimento das práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela matemática escolar. Também se evidenciou a dificuldade de implementação de propostas de Etnomatemática em virtude do currículo institucionalizado e do tempo. Além disso, concluiu-se que a Etnomatemática pode contribuir com aprendizagem da matemática e com a formação cidadã, ao valorizar a cultura, os sujeitos e sua identidade e suas formas de pensar e agir, próprias do seu meio sociocultural.

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