Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção acadêmica em Etnomatemática, com foco na sala de aula. A pesquisa contemplou a seguinte questão: Quais dimensões têm sido privilegiadas na produção acadêmica em Etnomatemática com foco na sala de aula. O referencial teórico utilizado consistiu nos pressupostos de Sanchez Gamboa (2001), acerca da pesquisa epistemológica e D’Ambrosio (2005) sobre Etnomatemática, dentre outros. A pesquisa teve abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental. A base para a coleta de dados foi Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a consulta, foram utilizados os descritores Etnomatemática e ensino, com um recorte temporal de 10 anos (2011 a 2021). Na primeira etapa de busca foram identificados 152 trabalhos. Após as leituras dos resumos foram selecionados como corpus de pesquisa 56 trabalhos que apesentavam propostas didáticas desenvolvidas em sala de aula, com foco na Etnomatemática, que foram lidos integralmente. Com relação ao nível de ensino, 3 pesquisas foram desenvolvidas na etapa da Educação Infantil; 31 no Ensino Fundamental; 20 no Ensino Médio; 1 no Ensino Superior; e 1 em curso profissionalizante. As dimensões da produção acadêmica em Etnomatemática, com foco em propostas didáticas foram categorizadas em: (1) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (2) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (3) Conhecimentos de determinados grupos aplicados em sala de aula; (4) Impacto de um contexto específico. Foram observados entrecruzamentos teórico-metodológicos nas pesquisas da Etnomatemática com Jogos de Linguagem; Educação Matemática Crítica; História da Matemática; Modelagem matemática; Resolução de problemas; Investigação matemática; Educação especial; e Uso de tecnologias. As conclusões do estudo apontam para uma dicotomia entre a origem do conhecimento das práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela matemática escolar. Também se evidenciou a dificuldade de implementação de propostas de Etnomatemática em virtude do currículo institucionalizado e do tempo. Além disso, concluiu-se que a Etnomatemática pode contribuir com aprendizagem da matemática e com a formação cidadã, ao valorizar a cultura, os sujeitos e sua identidade e suas formas de pensar e agir, próprias do seu meio sociocultural.