Artigo CONEDU - Educação Matemática

E-books

ISBN: 978-65-86901-69-6

ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação Matemática
"2022-07-12 14:47:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91541
    "edicao_id" => 254
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 9238
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO"
    "resumo" => "A gamificação é uma metodologia que integra os componentes de um jogo a fim de gerar aprendizagem de um determinado conteúdo. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvida através de uma gamificação com o ensino de Trigonometria, tendo como público alvo 14 (quatorze) estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola de tempo integral localizada no interior do Estado do Ceará. Para verificar a sua eficácia no ensino de Trigonometria, este trabalho apresenta uma aplicação através de um quiz, possibilitando o desenvolvimento, o senso de competição, motivação e compreensão do conteúdo proposto. A aplicação mostrou que os discentes apresentaram uma desenvoltura satisfatória no que tange a avaliação dessa aplicação, demonstrando segurança com a resolução das questões de trigonometria, além de compromisso e motivação. O questionário final mostrou que a aplicação da gamificação foi de grande valia no que tange o processo de ensino e aprendizagem, bem como demonstrou que os discentes estavam mais preocupados em responder as questões de forma correta do que competir com os outros, mesmo que o jogo proporcionasse isso. Estes fatos levam a concluir que a gamificação pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes ao mesmo tempo que ocorre a retomada de conhecimentos prévios, já adquiridos nas aulas anteriores."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9238_TB1443_13092022133527.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:40:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE SOUZA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA MOURA"
    "autor_email" => "patryciacedro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91541
    "edicao_id" => 254
    "trabalho_id" => 1443
    "inscrito_id" => 9238
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO"
    "resumo" => "A gamificação é uma metodologia que integra os componentes de um jogo a fim de gerar aprendizagem de um determinado conteúdo. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvida através de uma gamificação com o ensino de Trigonometria, tendo como público alvo 14 (quatorze) estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola de tempo integral localizada no interior do Estado do Ceará. Para verificar a sua eficácia no ensino de Trigonometria, este trabalho apresenta uma aplicação através de um quiz, possibilitando o desenvolvimento, o senso de competição, motivação e compreensão do conteúdo proposto. A aplicação mostrou que os discentes apresentaram uma desenvoltura satisfatória no que tange a avaliação dessa aplicação, demonstrando segurança com a resolução das questões de trigonometria, além de compromisso e motivação. O questionário final mostrou que a aplicação da gamificação foi de grande valia no que tange o processo de ensino e aprendizagem, bem como demonstrou que os discentes estavam mais preocupados em responder as questões de forma correta do que competir com os outros, mesmo que o jogo proporcionasse isso. Estes fatos levam a concluir que a gamificação pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes ao mesmo tempo que ocorre a retomada de conhecimentos prévios, já adquiridos nas aulas anteriores."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9238_TB1443_13092022133527.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:40:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE SOUZA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA MOURA"
    "autor_email" => "patryciacedro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 254
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 254
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 148
                "edicao_id" => 254
                "codigo" => "978-65-86901-69-6"
                "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL JOS&Eacute; DA SILVA (IFPE)<br />\r\n
                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf"
                "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 148
                "edicao_id" => 254
                "codigo" => "978-65-86901-69-6"
                "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL JOS&Eacute; DA SILVA (IFPE)<br />\r\n
                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf"
                "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A gamificação é uma metodologia que integra os componentes de um jogo a fim de gerar aprendizagem de um determinado conteúdo. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvida através de uma gamificação com o ensino de Trigonometria, tendo como público alvo 14 (quatorze) estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola de tempo integral localizada no interior do Estado do Ceará. Para verificar a sua eficácia no ensino de Trigonometria, este trabalho apresenta uma aplicação através de um quiz, possibilitando o desenvolvimento, o senso de competição, motivação e compreensão do conteúdo proposto. A aplicação mostrou que os discentes apresentaram uma desenvoltura satisfatória no que tange a avaliação dessa aplicação, demonstrando segurança com a resolução das questões de trigonometria, além de compromisso e motivação. O questionário final mostrou que a aplicação da gamificação foi de grande valia no que tange o processo de ensino e aprendizagem, bem como demonstrou que os discentes estavam mais preocupados em responder as questões de forma correta do que competir com os outros, mesmo que o jogo proporcionasse isso. Estes fatos levam a concluir que a gamificação pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes ao mesmo tempo que ocorre a retomada de conhecimentos prévios, já adquiridos nas aulas anteriores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.