Artigo CONEDU - Educação Matemática

E-books

ISBN: 978-65-86901-69-6

SABERES MATEMÁTICOS E LEITURA: POR UM VIÉS COMPLEXO E TRANDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação Matemática
"2022-07-12 14:47:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91549
    "edicao_id" => 254
    "trabalho_id" => 3808
    "inscrito_id" => 13423
    "titulo" => "SABERES MATEMÁTICOS E LEITURA: POR UM VIÉS COMPLEXO E TRANDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Os saberes matemáticos, historicamente, estiveram associados, muitas vezes, a situações desconexas do mundo concreto, apresentando-se como um corpo de conhecimentos restrito aos intelectuais. No entanto, diversas pesquisas desenvolvidas, nas últimas décadas, especificamente no campo da Educação Matemática têm revelado o oposto. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender mais profundamente essas nuances do processo de ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos, além de propor possibilidades de unir um elemento importante à compreensão de tais conhecimentos: a leitura. Para isso, este trabalho está alicerçado em duas importantes teorias para explicar esse processo de conexão entre os saberes: (a) a complexidade e (b) a transdisciplinaridade. Diante desse panorama, parte-se da hipótese de que o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura e à compreensão do mundo que nos é envolto contribuem fortemente para o entendimento e assimilação dos saberes matemáticos, inclusive, como parte inerente e integrante ao contexto sociocultural dos sujeitos. Para compreender de forma mais aprofundada como a leitura pode contribuir no processo de aquisição de habilidades referentes aos saberes matemáticos, foram realizadas atividades com estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte. A partir de então, pôde-se constatar que a leitura associada a aspectos sociais contribui para a identificação e melhor compreensão de saberes matemáticos – a exemplo de noções de porcentagem, estatística, leitura de gráficos, operações fundamentais – presentes em situações reais e as implicações desses saberes na sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13423_TB3808_18082022224643.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:40:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO NETO"
    "autor_email" => "francisco.oliveira.082@uf"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91549
    "edicao_id" => 254
    "trabalho_id" => 3808
    "inscrito_id" => 13423
    "titulo" => "SABERES MATEMÁTICOS E LEITURA: POR UM VIÉS COMPLEXO E TRANDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Os saberes matemáticos, historicamente, estiveram associados, muitas vezes, a situações desconexas do mundo concreto, apresentando-se como um corpo de conhecimentos restrito aos intelectuais. No entanto, diversas pesquisas desenvolvidas, nas últimas décadas, especificamente no campo da Educação Matemática têm revelado o oposto. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender mais profundamente essas nuances do processo de ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos, além de propor possibilidades de unir um elemento importante à compreensão de tais conhecimentos: a leitura. Para isso, este trabalho está alicerçado em duas importantes teorias para explicar esse processo de conexão entre os saberes: (a) a complexidade e (b) a transdisciplinaridade. Diante desse panorama, parte-se da hipótese de que o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura e à compreensão do mundo que nos é envolto contribuem fortemente para o entendimento e assimilação dos saberes matemáticos, inclusive, como parte inerente e integrante ao contexto sociocultural dos sujeitos. Para compreender de forma mais aprofundada como a leitura pode contribuir no processo de aquisição de habilidades referentes aos saberes matemáticos, foram realizadas atividades com estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte. A partir de então, pôde-se constatar que a leitura associada a aspectos sociais contribui para a identificação e melhor compreensão de saberes matemáticos – a exemplo de noções de porcentagem, estatística, leitura de gráficos, operações fundamentais – presentes em situações reais e as implicações desses saberes na sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13423_TB3808_18082022224643.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:40:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO NETO"
    "autor_email" => "francisco.oliveira.082@uf"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 254
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 254
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 148
                "edicao_id" => 254
                "codigo" => "978-65-86901-69-6"
                "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL JOS&Eacute; DA SILVA (IFPE)<br />\r\n
                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf"
                "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 148
                "edicao_id" => 254
                "codigo" => "978-65-86901-69-6"
                "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL JOS&Eacute; DA SILVA (IFPE)<br />\r\n
                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf"
                "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:47:54"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Os saberes matemáticos, historicamente, estiveram associados, muitas vezes, a situações desconexas do mundo concreto, apresentando-se como um corpo de conhecimentos restrito aos intelectuais. No entanto, diversas pesquisas desenvolvidas, nas últimas décadas, especificamente no campo da Educação Matemática têm revelado o oposto. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender mais profundamente essas nuances do processo de ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos, além de propor possibilidades de unir um elemento importante à compreensão de tais conhecimentos: a leitura. Para isso, este trabalho está alicerçado em duas importantes teorias para explicar esse processo de conexão entre os saberes: (a) a complexidade e (b) a transdisciplinaridade. Diante desse panorama, parte-se da hipótese de que o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura e à compreensão do mundo que nos é envolto contribuem fortemente para o entendimento e assimilação dos saberes matemáticos, inclusive, como parte inerente e integrante ao contexto sociocultural dos sujeitos. Para compreender de forma mais aprofundada como a leitura pode contribuir no processo de aquisição de habilidades referentes aos saberes matemáticos, foram realizadas atividades com estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte. A partir de então, pôde-se constatar que a leitura associada a aspectos sociais contribui para a identificação e melhor compreensão de saberes matemáticos – a exemplo de noções de porcentagem, estatística, leitura de gráficos, operações fundamentais – presentes em situações reais e as implicações desses saberes na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.