Os saberes matemáticos, historicamente, estiveram associados, muitas vezes, a situações desconexas do mundo concreto, apresentando-se como um corpo de conhecimentos restrito aos intelectuais. No entanto, diversas pesquisas desenvolvidas, nas últimas décadas, especificamente no campo da Educação Matemática têm revelado o oposto. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender mais profundamente essas nuances do processo de ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos, além de propor possibilidades de unir um elemento importante à compreensão de tais conhecimentos: a leitura. Para isso, este trabalho está alicerçado em duas importantes teorias para explicar esse processo de conexão entre os saberes: (a) a complexidade e (b) a transdisciplinaridade. Diante desse panorama, parte-se da hipótese de que o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura e à compreensão do mundo que nos é envolto contribuem fortemente para o entendimento e assimilação dos saberes matemáticos, inclusive, como parte inerente e integrante ao contexto sociocultural dos sujeitos. Para compreender de forma mais aprofundada como a leitura pode contribuir no processo de aquisição de habilidades referentes aos saberes matemáticos, foram realizadas atividades com estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte. A partir de então, pôde-se constatar que a leitura associada a aspectos sociais contribui para a identificação e melhor compreensão de saberes matemáticos – a exemplo de noções de porcentagem, estatística, leitura de gráficos, operações fundamentais – presentes em situações reais e as implicações desses saberes na sociedade.