Artigo CONEDU - Educação Matemática

E-books

ISBN: 978-65-86901-69-6

INTERDISCIPLINARIDADE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA LEI 10.639/2003: O JOGO AFRICANO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA FERREIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRM&Atilde;O DAMI&Atilde;O)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ADALBERTO DE FRAN&Ccedil;A SILVA (FACOL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n
                  KL&Eacute;BER MENDES VIEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;JO LISBOA (IFPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOS&Eacute; DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n
                  NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
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                  REGINA C&Eacute;LIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n
                  SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A proposição deste artigo foi apresentar a abordagem da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem em Educação Física e Matemática, a partir da efetivação explicita da Lei 10.639/2003 por meio da estratégia de ensino do jogo africano da família Mancala denominado Awelé. Estudos mostram que os alunos têm uma aceitação maior por conteúdos da Educação Física, que por sua vez são mais flexíveis de serem trabalhados em conjunto com outras disciplinas, aumentando a interação dos alunos. O estudo justifica-se pelo conhecimento incipiente dos alunos de saberes de historicidade e ancestralidade africana. Ainda, justifica-se pelo rendimento insatisfatório dos alunos brasileiros dos anos iniciais em Matemática. O problema delineado foi: o jogo Awelé tem potencialidade para aumentar o aprendizado dos alunos pesquisados em adição e subtração? A metodologia foi do uso da estratégia do jogo, este que se configura uma das seis unidades temáticas da Educação Física estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, assegurada no Ensino Fundamental I, sendo a pesquisa de cunho qualitativo nos procedimentos do estudo de caso, tendo seis alunos como sujeitos da pesquisa escolhidos aleatoriamente, matriculados em uma mesma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Teixeira de Freitas-BA. Foram quatro encontros semanais durante duas semanas de junho de 2022 nos horários das aulas de Matemática. Para coleta de dados utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e da análise textual discursiva para coleta de dados. Os resultados indicaram potencialidade do jogo mancala para promover o aprendizado em adição e subtração. Verifica-se que o conteúdo abordado em associação com a Educação Física promove maior interesse e interação entre os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar entre às duas áreas de conhecimento têm alinhamento com as orientações curriculares atuais, além de romper com a fragmentação disciplinar e curricular.

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