A proposição deste artigo foi apresentar a abordagem da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem em Educação Física e Matemática, a partir da efetivação explicita da Lei 10.639/2003 por meio da estratégia de ensino do jogo africano da família Mancala denominado Awelé. Estudos mostram que os alunos têm uma aceitação maior por conteúdos da Educação Física, que por sua vez são mais flexíveis de serem trabalhados em conjunto com outras disciplinas, aumentando a interação dos alunos. O estudo justifica-se pelo conhecimento incipiente dos alunos de saberes de historicidade e ancestralidade africana. Ainda, justifica-se pelo rendimento insatisfatório dos alunos brasileiros dos anos iniciais em Matemática. O problema delineado foi: o jogo Awelé tem potencialidade para aumentar o aprendizado dos alunos pesquisados em adição e subtração? A metodologia foi do uso da estratégia do jogo, este que se configura uma das seis unidades temáticas da Educação Física estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, assegurada no Ensino Fundamental I, sendo a pesquisa de cunho qualitativo nos procedimentos do estudo de caso, tendo seis alunos como sujeitos da pesquisa escolhidos aleatoriamente, matriculados em uma mesma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Teixeira de Freitas-BA. Foram quatro encontros semanais durante duas semanas de junho de 2022 nos horários das aulas de Matemática. Para coleta de dados utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e da análise textual discursiva para coleta de dados. Os resultados indicaram potencialidade do jogo mancala para promover o aprendizado em adição e subtração. Verifica-se que o conteúdo abordado em associação com a Educação Física promove maior interesse e interação entre os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar entre às duas áreas de conhecimento têm alinhamento com as orientações curriculares atuais, além de romper com a fragmentação disciplinar e curricular.