Atualmente, é uma realidade o uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem em Matemática como uma alternativa de melhorar o desenvolvimento de conhecimentos e abordagem dos conceitos matemáticos discutidos em sala de aula. Mas, ainda existe uma certa resistência quanto ao uso destes recursos por parte dos professores, a qual vem se tornando um problema e objeto de muitas pesquisas. Assim, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar se houve o ensino das funções afim e quadrática durante o ensino básico e se esse ocorreu com a inclusão de ferramentas tecnológicas como softwares, sites e/ou jogos como recursos didáticos. Para isso, realizou-se uma análise quanti-qualitativa após a aplicação de questionários à 25 discentes universitários do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba matriculados no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral. A partir dos resultados foi possível perceber um alto déficit sobre os conhecimentos adquiridos pelos educandos em relação a função afim e quadrática. Além disso, o ensino tradicional foi predominante para os participantes, sendo o uso de recursos didáticos como quadro branco, livros, cadernos e quadro negro usados com frequência pelos docentes. Apenas um discente relatou o uso de videoaulas, internet e sites pelo professor durante o ensino das funções em estudo. Assim, podemos notar que o uso dos recursos tecnológicos ainda é um desafio para o educador, apesar desse está inserido em uma nova realidade de ensino em que as tecnologias podem ser usadas para possibilitar diversas reflexões e um ensino mais aprofundado dos conteúdos em relação a abordagem tradicional e desse modo contribuir com incentivos à autonomia discente durante a sua aprendizagem.